21 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

PEDRO HERMÍNIO

12/06/2024 06:00

O morde e assopra tributário

Da vontade em reparar as demandas de comercialização, e também as sociais, até a sua realização, muitas pedras precisam que sejam roladas dando condições à trafegabilidade. O fato se espelha na história dos tropeiros, que utilizaram estreitos caminhos construídos para descerem a Serra em suas carroças com charques a fim de atender a clientela litorânea. Muitas vezes, pela carência do vil metal, se resolvia no escambo, retornando com produtos carentes no planalto, como tecidos e outras guarnições. Assim, na simples analogia, a comercialização e seus respectivos aparatos contribuindo ao desenvolvimento. Os que se aventuravam sem perspectivas de negociação, sem considerar as intempéries como mortes de animais de tração e perdimento de produtos devido ao tempo excessivo a problemas enfrentados nas viagens, amargaram prejuízos irreparáveis. Nesse meio, pouco ou quase nada se reservava ao governo em cota tributária.

Atualidade

Num paralelo para os dias de hoje, a classe empresarial vive constantemente se inovando e tendo que se reinventar no mercado global cada vez mais competitivo. Quem não ousar, tende a ficar na estrada, literalmente. Nesse ínterim, a mão do governo pode dar condições melhores, atendendo os pleitos com as reduções da carga tributária, a exemplo da desoneração da folha em uma série de produtos.

Sem mágica

E como também depende de receita para duplicar as congestionadas rodovias, sabe-se muito bem que se abrir demais a mão ficará sem condições de resolver as pendengas necessárias e importantes clamadas pela sociedade. A fórmula mágica do endividamento segue sem limites, e assim como a Medida Provisória tratada pelos empresários de “MP do fim do mundo”, do PIS e Cofins, compensando as perdas da folha de pagamento. Retrata governo e parlamento tricotando no morde e assopra tributário.
 

Sob controle

Enquanto isso, Santa Catarina vê as receitas numa crescente, graças a uma série de fatores, como o trabalho de longo prazo que vem sendo elaborado como atração de investimentos. O planejamento das ações fiscais do grupo especialista e das malhas são pilares sustentados pelo corpo de servidores da administração tributária. E além disso, a estratégia na redução de juros e multa a inadimplentes através de programa de recuperação de valores devidos. Do lado das despesas, igualmente fazendo bem o dever de casa, utilizando tecnologia moderna de controle, evitando os gastos desnecessários. Tudo isso dentro do compromisso de não elevar a carga tributária. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR