“A luz dos inocentes” foi lançado no início de junho e é apresentado aos alunos
Atentos a todos os detalhes, os alunos do 3º e 5º ano da Escola Stanislau Gaidzinski Filho, de Capivari de Baixo, assistiram à exibição do curta-metragem “A luz dos inocentes”, produzido no município.
O filme foi lançado no início deste mês, no Parque Diamante +Energia, e, passa a ser exibido nas instituições de ensino do município.
O ator e roteirista Júlio Fontana detalha que o documentário não representa apenas um marco na arte local, mas carrega consigo uma grande missão, a do voluntariado. Alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram do filme como coadjuvantes.
O filme tem como protagonistas a atriz Tairini Cardoso e Júlio Fontana. A direção é de Risser Fontana. O filme tem em sua ficha técnica o diretor-cinematográfico Giovani Debastiani. O personagem principal é July Fon. Ele faz o embarque na estação do Museu Ferroviário de Tubarão e desembarca em Capivari de Baixo. O protagonista faz algumas visitas no município, conhece o trabalho da Apae do município e se torna um voluntário.
Apoio
O filme faz parte da lei complementar conhecida como Lei Paulo Gustavo. A normativa foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial demandadas pelas consequências do período pandêmico que impactou significativamente o setor nos últimos anos. Os estados e os municípios que receberem os recursos deverão comprometer-se a fortalecer os sistemas estaduais e municipais de cultura existentes ou, se inexistentes, implantá-los, com a instituição dos conselhos, dos planos e dos fundos respectivos de cultura.