21 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

Mês de combate à violência contra idosos

Somente neste ano, a Dpcami de Tubarão já instaurou cinco inquéritos para apurar crimes previstos no Estatuto do Idoso

14/06/2024 06:00|Por Redação

O Junho Violeta é destinado à campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Somente neste ano, a Polícia Civil de Tubarão já registrou cinco inquéritos policiais que apuram crimes previstos no Estatuto do Idoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), são casos que envolvem  apropriação indébita de bens, proventos e valores e também abandono. “Geralmente são pessoas próximas que praticam esses crimes. Os casos chegam até a delegacia através de familiares ou hospitais e instituições de longa permanência”, explica o delegado Lucas de Sá Rezende. 

Por conta do Junho Violeta, as forças de Segurança de todo o país se mobilizam em ações de prevenção. A Polícia Militar, por exemplo, está fortalecendo os trabalhos das ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de atividades educativas, preventivas e de pronto atendimento, visando o combate à violência contra a pessoa idosa através da Operação Virtude. 

Diferentes formas   

A violência contra esse público pode assumir várias formas e ocorrer em diferentes situações, podendo ser física, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual e discriminação. No ano de 2023, em Santa Catarina, a PMSC obteve resultados significativos na proteção desse grupo e atingiu um total de 3.429 pessoas com as ações educativas e preventivas,

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a violência contra idosos é uma realidade que exige a ação firme e contínua de todos nós. Nossos idosos representam a memória viva de nossas famílias e comunidades, sendo uma prioridade a defesa destes cidadãos pela Polícia Militar”.

Como denunciar

Denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas através do telefone 181, do WhatsApp (48) 98844-0011, através da Delegacia Virtual da Polícia Civil (https://pc.sc.gov.br), bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar, além do Disque 100. Neste sábado é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR