Daiane Fernandes
geral@diariodosul.com.br
Seguir a profissão dos pais acontece nas mais diversas famílias. O dever de servir e proteger é capaz de unir gerações, como o caso dos policiais militares Sérgio Pereira de Bona Portão, de 71 anos, e o filho Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, de 41.
Tenente-coronel, Paulo assume nesta sexta-feira o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tubarão. A posse também antecipa a comemoração de Paulo e o pai, pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta segunda-feira.
Inspirado pela profissão de Sérgio, Paulo conta que a vontade de ser policial surgiu na adolescência, durante as visitas que fazia à sede da PM. Na época, o seu pai comandava o batalhão, que agora estará sob seu gerenciamento.
“Nesse período, tive a oportunidade de conversar com vários policiais, de conhecer a rotina do serviço e, sobretudo, de entender a importância do serviço para a sociedade. Também através dessas conversas, os profissionais do 5º BPM me orientaram e aconselharam sobre os caminhos que eu deveria seguir para ingressar na carreira. Entrei na corporação em 1999, com 17 anos”, relembra.
Para Paulo, é uma honra assumir o cargo, um dia já dirigido pelo pai. “Ele serve de inspiração e de referência e, por isso, quero destacar que tenho consciência das expectativas que se criam e também da responsabilidade que a situação me impõe”, afirma o policial.
Admiração que traz inspiração para Paulo
Paulo e o pai Sérgio nunca chegaram a atuar juntos na profissão. “Ele permaneceu na função de comandante durante três anos, e pelo fato de ainda residir aqui, é uma grande referência na cidade. Procuro escutar seus conselhos não só pelo respeito que tenho por meu pai, mas também pela história profissional”, revela o filho.
Há quase 25 anos, como policial, Paulo destaca que assume o comando do 5ºBPM com muito entusiasmo. “E com a consciência de que essa função me traz grandes responsabilidades. Essa certamente será a missão mais importante da minha carreira”, antecipa.
Para Sérgio, a opção do filho Paulo pela carreira de oficial da Polícia Militar é motivo de orgulho e alegria. “Nessa carreira pude crescer, como profissional, constituir uma bela família e me sentir realizado”, comenta.
“O sentimento de orgulho e admiração aumenta, quando o vemos assumir o comando do 5º BPM”, conta o pai. Sérgio, que chegou ao posto de coronel, diz que sua admiração e carinho aumentam pelo fato de a esposa do filho, Carolini Vicente de Bona Portão, ser a delegada regional da Polícia Civil de Tubarão. “É um fato inédito na história da cidade. Conhecendo a retidão de caráter, a competência e a dedicação de Paulo Sérgio e Carolini, estaremos acompanhando e torcendo muito pelo sucesso deles”, diz o pai.
O novo comandante da PM diz que ele e a esposa têm consciência a respeito dessa responsabilidade.