05 DE DEZEMBRO DE 2024
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LUIZ MARINS

18/11/2024 06:00

Aproveite bem o final do ano em sua empresa

O final do ano é sempre uma oportunidade excelente para muitas coisas. Principalmente, ele nos traz um álibi, uma desculpa, uma razão para nos relacionarmos mais diretamente com as pessoas e com as empresas que fazem parte de nosso círculo empresarial.

Aproveite a desculpa do fim de ano para sair e visitar seus principais CLIENTES.

Em vez de mandar um brinde qualquer pelo correio, ou mandar entregar, vá pessoalmente até o cliente. Agradeça a ele a colaboração pelo ano que passou e diga que você lembrou-se dele e fez questão de ir até lá para levar pessoalmente o brinde. Mesmo que não tenha brinde algum, diga que fez questão de visitá-lo para desejar um Feliz Natal e um ano de 2025 cheio de sucesso.

Você não faz idéia do valor que as pessoas dão para uma visita! Aproveite o momento propício que o final de ano oferece e saia de sua sala e vá visitar seus clientes. Faça com que todos os seus diretores e gerentes também façam isso. É uma tremenda oportunidade para ações concretas e pessoais de Relações Públicas de um imensurável valor para sua empresa em 2025.

Da mesma forma, faça isso com seus principais FORNECEDORES. Aproveite a desculpa do final de ano e vá fazer-lhes uma visita e novamente agradecer a colaboração durante o ano que passou e reafirmar sua parceria para 2025. A parceria com os fornecedores é fundamental para o sucesso. Muitas vezes não temos muito jeito e temos mesmo um certo preconceito em agradecer e visitar fornecedores. Mas isso é fundamental. O sucesso de sua empresa dependerá em 2025, em grande parte, de sua capacidade em relacionar-se bem com seus fornecedores.

Para que essa ação seja realmente eficaz, você e seu pessoal devem fazer antes a sua “lição de casa”, isto é, antes de visitar cada cliente ou fornecedor, procure ter em mãos e na cabeça todas as informações referentes a ele. Quanto ele comprou de sua empresa em 2024? Quais os principais produtos adquiridos? Ele é bom pagador? Qual o seu índice de satisfação? Tivemos algum problema de relacionamento no passado? Como é o relacionamento deste cliente com a concorrência? Etc., etc.

Com relação a um fornecedor, tenha as seguintes informações: Tem fornecido produtos e serviços de qualidade? É essencial para a minha empresa o fornecimento? Como tem sido o nosso relacionamento? Há quanto tempo fornece para minha empresa? Qual a média de fornecimento mensal? Etc., etc.

Não visite ninguém sem INFORMAÇÃO. A informação é fundamental para um bom trabalho de Relações Públicas. Procure saber de tudo, ter o máximo de dados. Vá seguro e demonstre segurança.

O final do ano é uma época excepcional. As pessoas estão mais dispostas a ouvir, a perdoar pequenas falhas, a renovar compromissos de fidelidade. Não deixe esta época passar sem capitalizá-la para sua empresa e para o seu negócio.

Pense nisso. Sucesso!

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