Alguns parlamentares brasileiros embarcaram para os Estados Unidos com a intenção de “acompanhar as eleições americanas” de perto.
A deputada Bia Kicis, por exemplo, chegou a pedir aos seus eleitores que rezassem por Trump, pelos Estados Unidos e pelo ocidente.
E, como ela, outros políticos aproveitaram a deixa para, quem sabe, dar uma passadinha em algum outlet e trazer muitos presentes de natal para a família. No caso, a família deles, é lógico.
Os pedidos dos parlamentares para serem reembolsados pelas mais variadas despesas estão cada dia mais ultrajantes. Há quem peça, vejam só, o estorno de valores pagos por ter saboreado comida japonesa em um shopping de Florianópolis.
Sob o argumento de que estão em “compromissos políticos”, nossos parlamentares ultrapassam, sem qualquer tipo de constrangimento, os limites do pudor.
Absurdo
“Tínhamos a estimativa, durante a campanha, de que a dívida era de R$ 600 milhões. No entanto, durante a transição, fomos informados pela contadora efetiva da prefeitura de Tubarão, Cláudia Nogueira, que a dívida já ultrapassa os R$ 800 milhões”, disse o prefeito eleito, Estêner Soratto.
Nos últimos anos choveu dinheiro na nossa cidade. Seja por repasses governamentais ou por empréstimos para lá de discutíveis percebidos pela administração municipal.
Máquina inchada, gastos exorbitantes, obras mal feitas e um dia a conta iria chegar.
Caberá à nova legislatura administrar as consequências de um mar de irresponsabilidades.
E o povo, ó...
Os desdobramentos da vitória de Donald Trump na eleição dos EUA, comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o pacote fiscal e a decisão do Federal Reserve sobre juros na tarde de quinta-feira foram as justificativas do mercado para absorver, com naturalidade, mais uma alta da Selic que, agora, aponta incríveis 11,25% ao ano.
Nos últimos meses a inflação está controlada. Houve, até mesmo, deflação nesse período.
Os índices de carteiras assinadas batem recordes. O Brasil está no pleno emprego.
Há, também, movimento do governo federal para cortar custos e ordenar as despesas dos mais diversos setores governamentais, contudo, nada disso parece ser o suficiente.
Há muita gente do mercado financeiro ganhando dinheiro especulando, promovendo a instabilidade e, enquanto isso, o povo continua a pagar um dos juros mais altos do planeta.
Inovação
No próximo dia 21 de novembro, Tubarão sediará o maior encontro de inovação do Sul. Mais de 10 palestrantes, entre eles o medalhista olímpico Cesar Cielo e o humorista Hélio de La Peña, proporcionarão uma verdadeira imersão em novas práticas para os mais variados negócios.
O Innovation Sumit é uma ótima oportunidade para qualquer profissional se atualizar.
Inovação 2
Aliás, quando se fala em futuro, cada vez mais a preocupação com homens que possuem apenas o ensino médio se justifica. A era industrial, de certa forma, acabou e será preciso muita sabedoria para equacionar um problema social que já bate à porta.
As linhas de produção das indústrias perdem seus operadores sistematicamente para as máquinas. A era, agora, é a da informação.
A necessidade de formar trabalhadores do conhecimento e de saber executar estratégias inovadoras serão cruciais para se manter no mercado e, decididamente, o nosso país está atrasado neste processo.
O Innovation Summit é uma bela oportunidade para começarmos a mudar essa realidade.
Pertinente
O advogado e ex-vereador tubaronense Alexandre Moraes fez uma pergunta pertinente nas suas redes sociais, após a vitória de Donald Trump.
Disse ele: “Teremos invasão ao Capitólio e questionamento ao sistema eleitoral estadunidense”?
Essa é fácil, meu amigo: Tu já viste dirigente reclamar de pênalti mal dado quando é pro seu time? Pois é.
Nomeações
Certa vez, alguém me confidenciou que Jorginho Mello tinha ojeriza a quem o indicasse algum nome e falasse: “esse tem perfil técnico”.
E eu concordo com o governador. A máquina pública é bastante complexa e ser apenas técnico, na maioria das vezes, é insuficiente.
A pessoa precisa, também, ser política. Eu disse política e, não, necessariamente, político.
Por isso, por mais que o novo prefeito tenha em seu radar pessoas com indiscutível competência em suas empresas, é necessário que leve em consideração a sua capacidade de liderar servidores que trazem hábitos difíceis de serem superados.
Soratto precisará ter sabedoria para montar uma equipe que, além de técnica, tenha vocação para o setor público.
Bola da vez
O ator Cauã Reymond lançou nesta segunda-feira (4) um empreendimento imobiliário de alto luxo na Praia de Itapirubá. Serão apartamentos de alto padrão, em uma das praias mais lindas de Santa Catarina.
Com a especulação imobiliária chegando ao esgotamento no Norte do Estado, o Sul surge como a bola da vez.
Dizem, mas eu não afirmo, que além de adquirir um apartamento, o querido Bertú teria recebido uma sondagem para ser o galã da próxima novela das 8. Como diria Roberto Alves: “Tereria chance, o menino?”
Passeando
Querido primo Murilo Fretta, que está há um tempo trabalhando em Dubai, curte momentos merecidos de descanso na praia de Kite Beach, em Umm Al Quwain... pouco chique, o menino?