De acordo com a Epagri/Ciram, a condição é causada por um sistema de baixa pressão no litoral e circulação marítima
A chegada de uma frente fria deverá mudar o cenário na região. De acordo com a Epagri/Ciram, a condição é causada por um sistema de baixa pressão no litoral e circulação marítima, que se acentuam nos dias seguintes.
As temperaturas diminuem, mas o calor continua, com previsão de máximas de 22 a 28°C no estado, devido à cobertura de nuvens.
Nesta terça-feira, o avanço da frente fria reforça as instabilidades, provocando chuva pontualmente intensa e temporais em todas as regiões, principalmente a partir da tarde.
Na quarta-feira, as instabilidades persistem em todo o estado e ganham força no litoral, onde são esperados volumes de chuva elevados, aumentando o risco para transtornos como alagamentos, enxurradas pontuais e eventuais deslizamentos, principalmente nas áreas de risco.
Na quinta-feira e na sexta-feira, a circulação marítima segue presente, favorecendo a ocorrência de chuva persistente, por vezes intensa em todo litoral, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões catarinenses, as condições para temporais isolados permanecem, principalmente entre as tardes e noites.
No final de semana, de acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, o tempo volta a ficar firme na Região Sul, com sol entre nuvens e calor.
Já entre os dias 29 e 1º de dezembro, áreas de baixa pressão e a passagem de uma frente fria por Santa Catarina provocam chuva e temporais localizados. Em boa parte do período, a temperatura permanece elevada, com sensação de abafamento nos dias mais nublados e úmidos, e diminui após a passagem dos sistemas frontais.