Anúncio deve ocorrer numa reunião pública marcada para esta sexta-feira
Conforme apurado pelo Sul Agora, uma ponte sobre o Rio da Madre deve ser construída, na Rua José Heitich, com as obras já iniciando em dezembro de 2024 e sendo entregues em maio de 2025. Atualmente, o local está impedindo um maior escoamento do Rio da Madre, na região que ficou popularmente conhecida como Rio Morto.
O anúncio deve ocorrer numa reunião pública que está marcada para esta sexta-feira (22), às 19 horas, no Salão da Igreja Santa Rita, no bairro Santa Luzia, para o qual a população de Tubarão está convidada.
O encontro, promovido pela Tubarão Saneamento em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, tem como objetivo apresentar o projeto de enquadramento do Rio Tubarão/Madre e discutir as ações que serão adotadas para melhorar a qualidade da água, a fim de promover a recuperação ambiental da bacia.
Após meses de estudos realizados em parceria com o Instituto Água Conecta e diversos alinhamentos com os grupos técnicos, chegou o momento de mostrar à comunidade as propostas de ações para a recuperação e conservação do rio.
Entre as principais iniciativas que serão apresentadas estão a reestruturação de pontes para otimizar o escoamento das águas, a limpeza das macrófitas que afetam a qualidade da água e o fortalecimento de campanhas de monitoramento ambiental.
Além disso, serão discutidas ações de educação ambiental voltadas para o manejo adequado do esgoto e a destinação correta de resíduos sólidos, aspectos essenciais à preservação hídrica da região.