Adequações precisaram ser feitas no trecho por conta de um sítio arqueológico
Foram retomadas ontem as obras de pavimentação asfáltica do último trecho da Estrada Geral de Congonhas, em Tubarão. São cerca de 450 metros de extensão até a ponte, no limite com o município de Jaguaruna, que ficaram atrasados por conta de um sítio arqueológico (sambaqui) que exigiu algumas adequações por parte da prefeitura de Tubarão.
Para executar a obra nesse trecho, o município precisou cumprir uma série de exigências estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre elas, um Estudo de Acompanhamento Arqueológico. Cumpridas as determinações, a última parte da obra foi liberada pelo órgão federal e a empreiteira responsável pelas obras finalmente conseguiu voltar aos trabalhos.
As obras na Estrada Geral de Congonhas acontecem no trecho entre a praça do centrinho do bairro e a ponte no limite com Jaguaruna, numa extensão de 3,2 quilômetros. Além da pavimentação, o trecho terá sinalização viária, drenagem e uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna.
Pelo lado de jaguaruna
Pelo lado de Jaguaruna, a rodovia municipal Pedro Rosa Lemos, conhecida estrada da Jabuticabeira, está para ser liberada na primeira quinzena de abril. Esta é a expectativa do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva do Santos. Enquanto isso, a estrada continua interditada durante as obras de construção das pontes e da pavimentação dos dois quilômetros finais do trecho. A via, de cerca de oito quilômetros, tem duas novas pontes, que estão em obras. “A parte de concretagem das pontes está na fase final. A menor já está finalizada, faltando apenas alguns detalhes, e para a segunda ponte, com 26 metros, faltam apenas a concretagem final, para então podermos liberar para o trânsito, entre os dias 10 e 15 de abril”, explicou o prefeito no mês passado.