14 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

Obra na estrada de Congonhas é retomada

Adequações precisaram ser feitas no trecho por conta de um sítio arqueológico

02/04/2024 06:00|Por Redação

Foram retomadas ontem as obras de pavimentação asfáltica do último trecho da Estrada Geral de Congonhas, em Tubarão. São cerca de 450 metros de extensão até a ponte, no limite com o município de Jaguaruna, que ficaram atrasados por conta de um sítio arqueológico (sambaqui) que exigiu algumas adequações por parte da prefeitura de Tubarão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para executar a obra nesse trecho, o município precisou cumprir uma série de exigências estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre elas, um Estudo de Acompanhamento Arqueológico. Cumpridas as determinações, a última parte da obra foi liberada pelo órgão federal e a empreiteira responsável pelas obras finalmente conseguiu voltar aos trabalhos.

As obras na Estrada Geral de Congonhas acontecem no trecho entre a praça do centrinho do bairro e a ponte no limite com Jaguaruna, numa extensão de 3,2 quilômetros. Além da pavimentação, o trecho terá sinalização viária, drenagem e uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna.

Pelo lado de jaguaruna

Pelo lado de Jaguaruna, a rodovia municipal Pedro Rosa Lemos, conhecida estrada da Jabuticabeira, está para ser liberada na primeira quinzena de abril. Esta é a expectativa do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva do Santos. Enquanto isso, a estrada continua interditada durante as obras de construção das pontes e da pavimentação dos dois quilômetros finais do trecho. A via, de cerca de oito quilômetros, tem duas novas pontes, que estão em obras. “A parte de concretagem das pontes está na fase final. A menor já está finalizada, faltando apenas alguns detalhes, e para a segunda ponte, com 26 metros, faltam apenas a concretagem final, para então podermos liberar para o trânsito, entre os dias 10 e 15 de abril”, explicou o prefeito no mês passado.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR