A Associação Empresarial de Tubarão (Acit) fez um pedido de apoio aos seus associados e à comunidade empresarial com relação ao abaixo-assinado pela revisão do Plano de Manejo e Redefinição da Linha Vermelha da Apa (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca. A iniciativa, da deputada Geovania de Sá, busca reunir assinaturas que serão encaminhadas ao ministro advogado-geral da União, Jorge Messias, para apresentar e expor a real situação enfrentada na região. O link pode ser acessado no site da Acit.
Preocupação
O documento tem como teor a preocupação com recentes ações que colocam em risco o direito à moradia de mais de 40 mil famílias que vivem dentro da área da Apa da Baleia Franca. Segundo o documento, muitas destas famílias estão estabelecidas há décadas em áreas consolidadas e urbanizadas e agora enfrentam ameaças de demolições, além de cortes no fornecimento de energia elétrica, agravando a vulnerabilidade social e econômica da população local.
Falta empenho
Algumas ruas de Tubarão estão em situação crítica, incluindo os acessos à cidade, como é o caso da Expedicionário José Pedro Coelho. Exemplos como esse geraram o questionamento de um leitor: “A foto é do asfalto em Florianópolis. Um tapete de qualidade. Estão sempre refazendo para deixá-lo novo. Em Tubarão, isso não acontece. Por que será? Não é só o fator dinheiro. Há também o fator falta de empenho”, escreveu.
Sem feriado prolongado
O prefeito de Pescaria Brava, Henrique Castro, publicou um decreto que determina que não haverá emendas de feriados ou ponto facultativo. Com a nova medida, o funcionamento da prefeitura e dos órgãos municipais ocorrerá normalmente nos dias úteis adjacentes aos feriados. O objetivo, segundo o prefeito, é garantir maior produtividade na gestão pública e oferecer mais estabilidade para as famílias do município.