No primeiro trimestre de atendimento foram mais de 300 ocorrências atendidas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravatal divulgou ontem o balanço do primeiro trimestre de operações desde seu início, em 1º de setembro de 2024. Com mais de 304 ocorrências atendidas, o serviço alcançou uma média mensal de 100 atendimentos, superando as metas estabelecidas pela gestão municipal e consolidando sua eficiência como parte essencial da saúde pública local.
Do total de atendimentos realizados, 87% ocorreram dentro do município. O coordenador do Samu, Filipe Macalão, destacou que mais de 65% dos pacientes receberam medicação ainda no local da ocorrência, otimizando o tempo de resposta e aumentando significativamente a resolutividade dos casos antes mesmo da chegada ao hospital.
Além disso, o serviço investiu fortemente em educação continuada, capacitando mais de 250 pessoas em parceria com o Núcleo Estadual de Educação em Urgência, Bombeiros Voluntários e secretarias de Educação e de Saúde. Entre os treinamentos realizados, mais de 160 profissionais da rede municipal de ensino foram habilitados em primeiros-socorros.
Para 2025, o Samu de Gravatal reafirma seu compromisso em oferecer um atendimento ainda mais qualificado e ágil à população.
Reconhecimento
Com mais de 350 horas dedicadas a cursos e capacitações, o Samu de Gravatal tornou-se referência em atendimento pré-hospitalar.
Em dezembro, o serviço também foi reconhecido pela Coordenação Geral de Urgências (Cgurg) do Ministério da Saúde, em Brasília, consolidando-se como modelo de excelência na região Sul de Santa Catarina. “Sinto muito orgulho de uma unidade de interior já ser referência em nível estadual e nacional e muito honrado que seja a USB 17 de Gravatal”, declarou o coordenador.