14 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

Filho se inspira no pai e segue carreira na PM

Soldado dividiu escala com o pai no primeiro dia de trabalho como policial formado

14/01/2025 06:00|Por Redação

Guilherme Corrêa

policia@diariodosul.com.br

A ligação entre pai e filho vai além dos laços sanguíneos. Ela pode ser passada entre gerações de muitas formas, inclusive através de uma carreira bem-sucedida, como vem acontecendo em Laguna. Neste começo de 2025, o soldado Diogo Prudêncio Belmiro, de 22 anos, teve a oportunidade de trabalhar, no primeiro dia de serviço como policial militar formado, na mesma escala do pai, o 2º sargento Marcos Roberto Belmiro. 

“Cresci escutando as histórias dele, vendo as viaturas e tudo o que envolvia a Polícia Militar. Então sempre me interessei, me enxerguei nesse lugar e quis seguir na mesma profissão. Fui crescendo e a vontade seguiu comigo. Foi uma reação natural escolher ser PM”, conta Diego. 

Assim como o exemplo, o apoio para ingressar na área partiu de dentro de casa. Diego é filho único. Além do pai, a mãe, Silvana, também contribuiu para que o filho pudesse realizar esse sonho.

“Claro, bate um receio de ter dois policiais militares na família. É uma profissão que envolve risco e dedicação, mas ela teve uma reação tranquila”, explica o soldado. 

E logo na primeira escala da temporada, pai e filho foram chamados para atuar no mesmo dia. “Não foi junto, na mesma viatura, mas na mesma escala. E foi um dos melhores momentos da minha vida. Meu pai tem 27 anos de carreira e consegui pegar ele na ativa. Dividir o serviço com o pai, saber que estamos na rua protegendo a população, ouvir a voz dele no rádio, é uma sensação que no período de formação a gente só sonha, e quando vive de fato é muito gratificante”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Futuro   

Nesta primeira fase da Operação Veraneio, Diogo trabalhará por um mês no Batalhão da Polícia Militar em Laguna. Depois, segue para o batalhão de São José e retorna para a Cidade Juliana no Carnaval. Em março, ocorre a escolha definitiva do local da vaga. Já o sargento Belmiro atua no agrupamento de Pescaria Brava, que também pertence ao Batalhão de Laguna. Ambos são os únicos PMs da família. 

“No futuro, quero me tornar um policial cada vez melhor, humano, que ajude a população e seja bem-visto pela sociedade e pelos companheiros de trabalho. Quero desfrutar do momento, viver a profissão intensamente e, claro, continuar trabalhando em Laguna, cidade onde cresci e que me identifico”, explica o soldado.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR