Em Santa Catarina, a maior concentração foi no município de Imbituba
O número de baleias-francas que visitam o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta temporada foi contabilizado e atualizado durante dois sobrevoos de helicóptero.
A expedição registrou 216 baleias-francas, sendo 214 mães com dois filhotes e dois adultos solitários. Foi percorrido um trecho entre Cidreira, no litoral norte gaúcho, e Florianópolis.
Em Santa Catarina, a maior concentração foi entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, com 46 baleias – e outras 36 entre o extremo-norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila (ambas também em Imbituba).
Em Florianópolis, a maior avistagem foi na Praia do Moçambique, com 26 desses mamíferos aquáticos. E, por fim, no Rio Grande do Sul, a maior quantidade ocorreu em Imbé, com oito baleias avistadas. As datas se justificam por serem justamente no auge do período de visitas desses cetáceos à costa brasileira.
A empreitada foi uma ação conjunta do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPar Porto de Imbituba e do Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis.
“Um sobrevoo com um número elevado de baleias como o de 2024 aumenta a chance de encontrarmos baleias já conhecidas. E é essa a informação que precisamos para gerar os modelos estatísticos”, fala o gerente de Pesquisa do ProFranca, Eduardo Renault.
Durante o monitoramento aéreo, com uma equipe de dois observadores e um fotógrafo, foi realizado o censo e o registro da localização dos indivíduos, além da fotografia das baleias.
“As fotos são utilizadas na identificação das baleias adultas, já que suas calosidades sobre a cabeça funcionam como uma impressão digital”, afirma a diretora do ProFranca, Karina Groch.