Campanha foi feita por tubaronense após enchente que devastou estado vizinho
Após fazer uma campanha de arrecadação de livros a serem doados para o Rio Grande do Sul, a tubaronense Maria Angélica Zanetta de Matos entregou, neste fim de semana, 2.517 exemplares na cidade de Novo Hamburgo. Agora, todo o material será distribuído entre três colégios da cidade gaúcha, que também segue se recuperando dos estragos provocados pelas enchentes de maio.
A ideia de arrecadar livros começou quando Maria Angélica recebeu de uma amiga um vídeo do escritor gaúcho Eliandro Rocha falando sobre esta necessidade, dos colégios que tinham perdido todos os livros nas enchentes. “Fiquei sensibilizada porque sempre gostei muito de livros, desde pequena. Então pensei que era algo que eu pudesse ajudar”, conta.
Começava aí uma peregrinação em busca de livros. Ela começou a busca pela família e pelo prédio onde mora. Falou com os filhos, com os amigos e assim começaram a chegar os primeiros exemplares. “Muitas escolas ficaram debaixo d’água e perderam tudo. E livro não é algo que se possa secar, limpar. Molhou, está perdido”, lamenta.
Assim que os livros chegavam, ela ia embalando e separando por temas: infantil/juvenil, religiosos/autoajuda, diversos, romances, didáticos, enciclopédias. Em cada caixa foram colocados os nomes das categorias e a quantidade de livros existentes nela.
Desenvolvimento
Uma das pessoas que ajudou Maria Angélica é a jornalista do DS, professora e escritora Tatiana Dornelles. Junto da filha Lara, ela arrecadou 222 livros. De acordo com Tati, os livros são importantes no dia a dia das crianças por várias razões. “Ajudam no desenvolvimento da memória, do raciocínio, da criatividade e ainda são ferramentas para que aprendam a ler e a escrever. São essenciais, tanto nas casas destas crianças quanto no ambiente escolar”, relata.
Tatiana é autora do livro infantil “Mundo das Cores”, que faz parte da coleção Mundo da Lara.