04 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Carlos Stüpp diz que ser prefeito é a sua missão

Candidato à vaga no Executivo de Tubarão visitou o DS e falou de suas bandeiras

01/10/2024 06:00|Por Redação

Na virada de 2023 para 2024, Carlos Stüpp (PSDB) não imaginava que seria candidato a prefeito de Tubarão novamente. Ele topou o desafio este ano e encabeça a coligação “Para Tubarão voltar a sorrir” (Federação PSDB/Cidadania/PP/Solidariedade/PRTB), com o vereador Dr. Jean Machado como vice. Em visita ao Diário do Sul, Stüpp contou o que o motivou a voltar à disputa e falou de suas principais bandeiras.

Prefeito nas gestões de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, ele cita três fatores determinantes para sua candidatura: “Mexeram muito comigo o momento baixo-astral vivido na cidade, o apelo das pessoas pedindo para eu voltar e a necessidade de estancar uma sangria. Entendi a importância que é ter um deputado estadual defendendo a nossa cidade, principalmente da base do governo.

E perder um dos dois eleitos vai ser muito ruim. Tenho convicção de que essa é a minha missão”, explica.

As ações executadas durante os dois mandatos são apontadas por Stüpp como seu cartão de visitas. Isso porque, segundo ele, assumiu a prefeitura com três folhas de salários atrasadas e muitos fornecedores sem receber. 

“Assumi compromissos que honrei até o final do segundo mandato, que foi a valorização dos servidores de carreira, dos professores, dos profissionais de saúde. Estamos sonhando com uma cidade melhor. Esse é um lugar maravilhoso para se viver, com índices espetaculares”, acrescenta.

Hoje com 63 anos, Stüpp passou os últimos sete anos trabalhando em Florianópolis, na Assembleia Legislativa. Em junho, pediu exoneração do cargo de coordenador do Orçamento Estadual para poder concorrer à eleição.

Investimentos   

O plano de governo do candidato a prefeito prevê investimentos nas mais variadas áreas. Na saúde, a meta é tornar a UPA 24 horas uma realidade para desafogar o Hospital Nossa Senhora da Conceição e garantir que ele continue a funcionar pelo SUS. Com estimativa de custo de R$ 1 milhão a R$ 1,5 milhão mensal, a UPA deve receber também recursos federais, “só que isso deve ocorrer no mínimo de seis meses pra mais após a abertura”, explica.

Ainda na saúde, é prevista a implementação da telemedicina, com valores mais baixos por meio do consórcio CIM-Amurel. Também é planejada a compra de serviços da iniciativa privada quando necessário, como exames e consultas com especialistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atenção a todas as áreas está no plano de governo

Na educação, a principal proposta de Carlos Stüpp é manter o que está dando certo, como a garantia de vagas para todas as crianças nos centros de educação infantil por meio do município. 

Outras demandas são oferecer merenda de qualidade em todas as unidades escolares, com acompanhamento nutricional, ter profissionais bem remunerados e com plano de carreira, garantir a manutenção das estruturas físicas das escolas e buscar meios para ofertar mais escolas em tempo integral. 

Na assistência social, setor que ganhou muita relevância desde o primeiro governo de Stüpp, existem dois projetos interessantes. O primeiro é a construção de uma Casa Abrigo para as mulheres vítimas de violência e a criação da Casa Dia, um centro especializado em atendimento ao idoso em que os frequentadores chegam de manhã, fazem diversas atividades e voltam para casa no fim do dia.

“Não estou inventando a roda, pois essa casa já existe em outros municípios. É uma necessidade.  A população está envelhecendo e cabe a nós entender esse novo momento. Muitos idosos não conseguem mais ficar sozinhos em casa e um familiar acaba tendo de abdicar do trabalho para ficar em casa e cuidar dele”, justifica.

Quando o assunto é infraestrutura, o candidato assegura que vai ter muito asfalto, e de qualidade. Para ele, as principais avenidas da cidade necessitam de um “banho de loja”. Além disso, a ideia é tirar do papel o antigo projeto da fiação subterrânea na rua Lauro Müller e o Calçadão e de transformar esse trecho em uma grande rua coberta.

Para completar, se eleito, pretende fazer um choque de gestão assim que assumir. O planejamento inclui levantamento de todos os contratos e enxugamento da máquina, “que está muito pesada e não sobra nada para investimento. Depois, vamos analisar quais os caminhos para buscar investimentos”, finaliza Carlos Stüpp.

Série de entrevistas

O DS publica a partir de hoje uma série de matérias com os três candidatos à prefeitura de Tubarão, que visitaram o jornal e falaram de suas propostas. A sequência das matérias seguirá a ordem alfabética.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR