Na Espanha, Tatiane Leal competiu com atletas de outros 78 países
A tubaronense Tatiane Leal representou o Brasil nas finais do Mundial de Triathlon Sprint Age Group, disputado na cidade de Torremolinos, na Espanha. A atleta conquistou a vaga ao ser campeã catarinense e vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro.
Na Espanha, Tatiane competiu com atletas de outras 78 nações, destacando-se entre os brasileiros e conquistando uma medalha. O evento teve início em 16 de outubro, com uma cerimônia de abertura marcada pelo desfile das nações.
O mundial teve mais de cinco mil atletas, entre amadores e profissionais de 15 a 90 anos, em uma competição de alto nível organizada pela World Triathlon. “Estar em um mundial apenas no segundo ano de prática no esporte foi uma conquista significativa”, diz a atleta, que contou com apoio da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), que acompanhou os competidores do país durante todo o evento.
Para ela, o maior objetivo é o desafio. “O esporte, além de cuidar da saúde, transforma vidas ao mostrar que é possível superar barreiras a qualquer idade”, ressalta. O próximo desafio de Tatiane já está marcado e será em fevereiro de 2025.
Tatiane é profissional de TI, trabalha na Fundação InoversaSul e desde jovem é atleta. Já jogou vôlei, inclusive disputando os Jogos Abertos de SC, por Tubarão, e coleciona títulos nos esportes que atualmente se dedica, corrida e triathlon.