Medida iniciou em Tubarão e prioriza crianças prematuras e mais vulneráveis
Bebês de Tubarão começaram a receber uma nova proteção contra doenças respiratórias que costumam levar muitas crianças à internação nos primeiros meses de vida. A ação é voltada principalmente a bebês prematuros e crianças com problemas de saúde, público mais vulnerável nesse período do ano.
O remédio está sendo distribuído aos municípios da região da Amurel e faz parte de uma ação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Ao todo, o estado recebeu 901 doses, que serão destinadas principalmente a bebês prematuros e crianças com comorbidades. A aplicação deve ocorrer até o dia 15 de fevereiro.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que o nirsevimabe representa um avanço importante na proteção da infância, especialmente durante o período de maior circulação do VSR.
Município
Em Tubarão, o pequeno Rafael Medeiros, de três meses, foi a primeira criança a receber a dose. A mãe, Raquel Meyer Mendes, ressaltou a importância da prevenção e do atendimento recebido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O Rafael é o nosso segundo filho e a experiência com o nosso mais velho nos ensinou a importância das vacinas. Ele nasceu prematuro, e poder contar com essa proteção é um grande presente e um gesto de carinho. Fui muito bem atendida pela equipe de vacinação, que transmite cuidado e acolhimento”, afirmou.
De acordo com a Regional de Saúde, o nirsevimabe não substitui as vacinas de rotina e atua como proteção passiva. “Podem receber o medicamento prematuros com até 36 semanas e 6 dias de gestação, ao longo de todo o ano, e crianças com comorbidades com menos de 24 meses, no período sazonal entre fevereiro e agosto”, afirma a enfermeira Shaiane Salvador.