Domingo, 18 de janeiro de 2026
Fechar [x]

LÚCIO FLÁVIO

16/01/2026 06:00

Vídeos feitos por IA provam que o bom jornalismo é fundamental

Ninguém gosta de ser enganado, mas tem aqueles que adoram enganar os outros. Nos últimos meses, os vídeos feitos por IA ficaram tão realistas que enganam muita gente. Messi vai jogar mesmo no Flamengo? Donald Trump virou papa? Tem até vídeo deles confirmando, ditos por eles mesmos em bom português.

Quando a pessoa passa horas no celular se desliga do mundo real e, imersa numa realidade paralela, nem se dá conta que Messi e Trump não falam português. É presa fácil para cair em golpes de tudo quanto é tipo. Começa com um vídeo engraçadinho e inofensivo, mas evolui rápido para vídeos de golpistas.

Tem vigarista vendendo remédio se passando pelo dr. Drauzio Varella. Tem professor falso vendendo curso inexistente, falsos gerentes de bancos orientando sobre transferências em tempo real e até a clonagem de rostos e vozes para espalhar fake news e manipular a opinião pública com declarações falsas.

Num ano de eleição, o perigo é ainda maior. Imagine quantos vídeos falsos circularão envolvendo os candidatos – não aqueles engraçadinhos, do Lula e do Bolsonaro tomando cerveja juntos. A primeira regra para não ser enganado é não confiar cegamente em nada que se receba pelas redes sociais.

É em meio a essa pandemia de informação que podemos confiar no velho e bom jornalismo. Nossos pais e avós perguntavam para saber se algo era verdade: saiu no jornal? Deu na rádio? Passou na TV? A imprensa checa a informação, confirma se aquilo aconteceu ou não. Se não saiu na imprensa, desconfie.

Mas até com setores da imprensa precisamos ter cuidado. Tem uma única revista por aqui louca por clickbaits, que acaba divulgando matérias falsas. Por isso, é importante acompanhar órgãos tradicionais, confiáveis, que tenham história para contar. O bom jornalismo nunca foi tão imprescindível como agora.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR