Dados do Caged apontaram que setor criou quase 12 mil vagas em 2025. Na região, foram criados 738 empregos a mais
O setor do Comércio encerrou o ano de 2025 com o saldo de 11.989 novas vagas de trabalho formal em Santa Catarina. Mais da metade dessas novas contratações foi no subsetor de Comércio varejista, que apresentou saldo de 6.228 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Na região, os municípios registraram 738 novas vagas criadas no comércio no ano passado. O destaque ficou por conta, principalmente, de Tubarão, com 305 novos postos e Braço do Norte, com 209 empregos formais a mais.
“O setor do Comércio é, muitas vezes, a porta de entrada para o primeiro emprego e um importante termômetro da economia. Quando demonstra um bom desempenho, sinaliza que as famílias estão consumindo, que a cadeia produtiva está movimentando outros setores e que o mercado de trabalho está contratando para atender as demandas”, explica o secretário estadual do Planejamento, Fabrício Oliveira.
Ele destaca, ainda, que o crescimento em torno de 5% da economia catarinense em 2025, segundo o IBCR, repercute no aumento do rendimento médio e do consumo. Isso, por sua vez, impacta positivamente a geração de empregos no setor do Comércio.
Título
Conforme levantado por um estudo realizado pela Secretaria de Planejamento, o saldo de novas vagas de trabalho formal no Comércio varejista cresceu 16,6% nos últimos dois anos em Santa Catarina, na comparação dos meses isolados de novembro de 2023 e de 2025. No mês de referência (nov-2025), o setor gerou 4.450 novas colocações no mercado de trabalho formal.
O informativo ressalta, ainda, que o Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados –, foi responsável por quase 50% do saldo de novos empregos formais no mês isolado de novembro de 2025.