Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

06/02/2026 06:00

Chega

O exercício é simples: o deputado federal vai ao microfone, grava um vídeo para as suas redes sociais e faz barulho para se manter em evidência e sustentar a sua base eleitoral.
Resultado prático? Nenhum. E sabem o que é pior? Todo aquele discurso de “Acorda Brasil” caiu por terra já no primeiro dia da volta do recesso parlamentar.
A volta dos nossos deputados ao trabalho nos custará mais de R$ 5 bilhões, tudo votado em tempo recorde e sem qualquer discussão sobre a matéria. 
Teremos uma injeção vexatória de penduricalhos no já robusto salário do funcionalismo público federal. Não satisfeitos, fomos surpreendidos com a criação de mais de 18 mil novos postos de trabalho no serviço público.

Chega II
No PT, não há constrangimento para gastar desenfreadamente. Pouco se importam com o trabalhador que convive com o suor árduo e com a angústia que invade a vida do brasileiro que luta diuturnamente para não perder a sua dignidade.
A conta cairá mais uma vez no nosso colo e com a colaboração de mais de 400 deputados. Esquerda e direita unidos contra o povo. O governo propõe o absurdo e a oposição se cala de forma omissa, como em um gesto de consentimento dado ao Lula e aos seus companheiros de trincheira.
Com exceção de um ou dois parlamentares, não se viu tentativa para obstruir a pauta, não houve falas contrárias no microfone, não houve requerimentos ou atos concretos que pudessem barrar essa excrescência que virou o comando do deputado Hugo Motta à frente da Câmara dos Deputados.

Chega III
Uma oposição incapaz de mudar os rumos do país, mas expert em enganar a claque a partir das suas redes sociais.
Chegamos ao ponto em que todos os poderes já admitiram, através de suas atitudes concretas, que seu único objetivo é sentar lá e roubar, roubar e roubar...
Nossas instituições faliram. Nossos políticos se afundaram. Ou nos rebelamos e vamos às ruas, ou, em 5 de outubro, expulsamos, pelo voto, essa corja que está longe de nos representar.

Inacreditável
O deputado Jessé Lopes (PL), conhecido por suas posições polêmicas, enfureceu a internet mais uma vez. 
O deputado, que foi recentemente condenado a pagar R$ 5 mil por expor adolescentes nas redes sociais, criticou a distribuição de um kit para prevenção do HIV ofertado pela prefeitura de Florianópolis.
Disse o deputado: “Só lendo eu quase peguei Aids”. 
O kit, que conta com preservativos, autoteste de detecção do vírus, material informativo e gel lubrificante, foi definido pelo parlamentar como um kit para o “bumbum seguro”.
Diante da gravidade de uma doença tão indesejada e sem que possamos negar a existência real dos riscos nessa época do ano, causa surpresa que manifestações dessa natureza ainda sejam ouvidas. E, pior, em um púlpito do Parlamento catarinense.

Não pode
Quinta-feira, dia 5 de fevereiro de 2026, não era nem nove horas da manhã e as filas quilométricas deixavam o trânsito caótico na ponte Dilney Chaves Cabral.
A principal entrada da cidade estava congestionada, pois a Tubarão Saneamento resolvera fazer reparos no asfalto. A revolta era visível em cada motorista que precisava cruzar o rio da cidade para trabalhar.
Não era nada urgente e a escolha do dia e do horário não poderia ter sido pior. Isso não pode voltar a acontecer.

Será
Nenhuma morte por afogamento foi registrada nas praias de Santa Catarina entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. Esse fato não acontecia há mais de três anos.
Será que os nossos banhistas resolveram aprender a nadar ou esse número se deve à quantidade inaceitável de locais impróprios para banho do nosso litoral?

Seif
Pela terceira vez, o julgamento do senador Jorge Seif foi adiado pela Justiça Eleitoral. São aproximadamente dois anos de espera por uma decisão que pode alterar significativamente o cenário político catarinense.
Sabe-se que, caso o carioca seja cassado, haverá uma nova eleição, o que permitirá ao governador Jorginho Mello acomodar Carol de Toni, oferecendo ao União Progressista a vaga tão sonhada pelo partido e por Esperidião Amim.
Resta saber se a deputada Júlia Zanatta – que também pretende ocupar esse espaço – respeitaria a articulação do governador sem causar maiores constrangimentos.
 

Canto da beleza
Dizem que manter os pés descalços nos conecta com o Universo, permite a troca de energia com a natureza e nos faz bem. O nosso litoral está repleto de lindas mulheres que representam bem o poder dessa magia.Apreciem!
 

Hercílio luz
Meu querido amigo Broa, acompanhado dos gente-fina Gui Falchetti e Carlos Rogério, tomando aquela saideira com uma galera que mantém o Hercílio Luz vivo na sociedade tubaronense. Vida longa ao Leão.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR