Municípios podem se inscrever até 13 de março para o recolhimento de pneus inservíveis
As inscrições para a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis do Governo de Santa Catarina seguem abertas até o dia 13 de março. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD).
A intenção é contribuir para a redução de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, considerando que pneus descartados de forma inadequada, com acúmulo de água, tornam-se potenciais criadouros do mosquito. Além disso, assegurar a destinação ambientalmente adequada desse material.
“Os municípios catarinenses interessados podem realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido no cronograma oficial da campanha. A participação permite organizar o recolhimento e a destinação correta dos pneus inservíveis, ampliando o alcance das ações de prevenção em todo o território catarinense”, explica o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, Cícero Luís Brasil.
Diretor de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Fuck, explica que o objetivo da campanha é ajudar na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, Zika e chikungunya.
“Sabemos que os pneus são potenciais criadouros para o mosquito, e dar o destino correto a esse material é fundamental. A cada edição conseguimos um engajamento maior dos municípios. Já é um projeto consolidado, que além de preservar o meio ambiente ajuda na prevenção das doenças”, destaca.