O Observatório de Negócios do Sebrae/SC divulgou um levantamento que aponta os 20 municípios mais empreendedores de Santa Catarina. O estudo tem como base a relação entre o número de pequenos negócios e a população, utilizando dados do Censo do IBGE de 2022 e informações da Receita Federal de 2025. O levantamento também revelou que Santa Catarina mantém a maior taxa de empreendedorismo do Brasil, alcançando 14,9%, seguida por São Paulo, com 13,6%, e Paraná, com 13,5%. Entre as 20 cidades mais empreendedoras do estado, 19 já possuem histórico de parceria com o Programa Cidade Empreendedora. Além disso, oito dessas cidades foram premiadas na última edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O que se estranha no levantamento é que nenhuma cidade da região da Amurel está entre os 20 listados.
Entrelinhas
-Comissão Mista da Assembleia realizará audiência pública sobre a revisão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca hoje às 19h, no Salão Paroquial de Campo Bom, município de Jaguaruna. O encontro tem por objetivo debater a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. A criação da Comissão foi uma proposta do deputado Volnei Weber, que preside os trabalhos.
-Em reunião do governador Jorginho Melo e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e o diretor de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo, ficou definido que a empresa irá ampliar em 71% o número de voos em Jaguaruna a partir de junho próximo. Atualmente, a Latam liga Jaguaruna a São Paulo sete vezes por semana e passará, inicialmente, para dez, e em outubro para doze.
-Ontem o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu prazo de cinco dias para que a Câmara de Vereadores de Laguna realize a eleição da Mesa Diretora com mandato de um ano e sem antecipar as votações dos três outros anos da Legislatura. O Tribunal considerou inconstitucional a antecipação das votações.
-Em encontro realizado na Churrascaria Costelão, no bairro Humaitá, o empresário Reginaldo Abel tomou posse como novo presidente da Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas). O evento contou com a presença do presidente da Fampesc, Pedro Fank, e também de diversas lideranças locais e regionais.
-Conselho de Administração da SCPpar Porto de Imbituba aprovou a nomeação do advogado Christiano Lopes de Oliveira para a presidência da Autoridade Portuária de Imbituba. Ele vai substituir Urbano Lopes Souza Neto, que estava no cargo desde 2023. Christiano, que é advogado e administrador, foi eleito vereador em Imbituba em duas oportunidades e presidiu a Câmara entre 2009 a 2010.