Domingo, 30 de março de 2025
Fechar [x]

Terrenos baldios exigem maior fiscalização e autuação

Prefeitura de Tubarão alega que a gestão assumiu há três meses, mas já intensificou ações

26/03/2025 06:00|Por Redação

Moradores próximos a terrenos baldios em Tubarão relatam problemas constantes causados por essas áreas, como no bairro Passagem, especificamente na rua Bolívia, próxima à ponte do quartel. Nessa localidade, o mato já tomou conta do terreno, aumentando a sensação de insegurança entre os vizinhos.

Uma moradora que preferiu não ser identificada descreve o cenário alarmante: “Além do matagal, o terreno é frequentado por moradores de rua. Há uma casa abandonada e semidestruída, usada por essas pessoas para consumo de drogas, prostituição e até para dormir. Encontramos roupas, cobertores e outros objetos espalhados por lá. Isso está nos afetando muito, temos medo da dengue, pois há restos de construção e até ratos que estão aparecendo nas casas vizinhas. Sem contar com os próprios moradores de rua, que nos intimidam constantemente”, desabafa.

Ela também destaca que grande parte dos moradores da região são idosos, muitos acamados, e até uma pessoa cadeirante reside no local. “O pessoal está com medo de sair de casa, pois esses indivíduos nos enfrentam. Sempre vivemos aqui em paz, muitos de nós são moradores de longa data, e agora não sabemos mais o que fazer”, lamenta.

A moradora relata que já tentou buscar uma solução: “Conversamos com o responsável pelo terreno, mas ele não demonstrou nenhum interesse. Disse que um dia fará a limpeza, mas não sabe quando, e ainda debocha da nossa situação. Já procuramos a prefeitura e agora vamos recorrer ao Ministério Público”, conclui.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscalização   

Em resposta, a prefeitura de Tubarão informou que a atual gestão municipal assumiu há três meses e tem intensificado a fiscalização na cidade, bem como as forças-tarefas no que diz respeito aos moradores de rua. “Recentemente, novos fiscais foram nomeados para atuar em várias frentes, incluindo a vistoria de terrenos baldios, para garantir que os proprietários cumpram suas obrigações de manutenção e limpeza”, explicou.

A administração municipal também reforçou a importância da participação da comunidade no processo. “Denúncias sobre terrenos baldios podem ser feitas diretamente à Ouvidoria Municipal pelo telefone 3621-9051. Esse canal oficial permite que as demandas sejam registradas e encaminhadas às equipes responsáveis, agilizando as providências necessárias”, pontuou.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR