Termo de cooperação permitirá intercâmbio entre Udesc e universidade chinesa
Após 10 dias de viagem, chegou ao fim a “Missão China”, realizada por uma comitiva composta pelo prefeito de Laguna, Preto Crippa, pelo secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rafael Fett, além de empresários da região, autoridades e representantes da Udesc.
Na última fase, concluída no final de semana, o destaque foi para a assinatura de um termo de cooperação entre a Udesc e a Universidade de Yangzhou, referência em engenharia e tecnologia. A cooperação resultará em intercâmbio de estudantes e pesquisadores das duas cidades.
A “Missão China” surgiu através de um convite da empresa multinacional Eikto, com sede em Laguna, e teve como objetivo promover a cidade como uma oportunidade de investimento para o mercado chinês, “além de aproximar-se ainda mais de empresas do país asiático, trazendo para Laguna outras empresas multinacionais”, explica Rafael Fett.
“Uma dessas empresas já fez contato com o governo do Estado ainda durante a missão”, disse o secretário. “Podemos dizer que é um primeiro passo importante para a gente já considerar como um resultado da nossa missão”, complementa.
“A primeira fase da viagem buscou atrair empresas para o município, apresentar Laguna e nos reunirmos com algumas empresas. Sabemos que é um processo um pouco mais longo, mas iniciamos uma primeira apresentação e depois vamos continuar o trabalho de prospecção e de comunicação com essas empresas”, explicou Rafael Fett.
Irmandade
Já a segunda fase da viagem envolveu uma reunião com o governo de Yangchang. Houve interesse em realizar parcerias comerciais entre as duas cidades. “O próximo passo é a gente tentar avançar com essa irmandade entre os dois municípios”, disse o secretário.