Tubarão contará com mais um espaço de acolhimento especializado às vítimas de violência sexual e doméstica
Tubarão contará com uma Sala Lilás com atendimento 24 horas. O espaço, de acolhimento especializado às vítimas de violência doméstica, ficará na Central de Plantão Policial (CPP), na Rua Altamiro Guimarães, e será inaugurado amanhã, dia em que está prevista a visita do governador Jorginho Mello à cidade para a solenidade de prestação de contas do programa Santa Catarina Levada a Sério.
“Todas as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica atendidas pela 5ª Delegacia Regional de Polícia terão uma sala de acolhimento para serem atendidas durante 24 horas”, celebra a delegada regional de Tubarão, Carolini de Campos Vicente de Bona Portão.
Atualmente, Tubarão já conta com uma Sala Lilás na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami), que seguirá aberta como de costume: atendendo em horário de expediente. Além da inauguração do novo espaço, também serão entregues nesta quinta a revitalização das Delegacias de São Ludgero e Jaguaruna e duas viaturas descaracterizadas para as polícias civis de Grão-Pará e Jaguaruna.
Boletim on-line
A instalação das Salas Lilás pela Polícia Civil catarinense tem sido um importante meio para o acolhimento da mulher vítima de violência. O ambiente conta com brinquedoteca, em que as crianças podem aguardar o atendimento da mãe ou testemunha, cuja oitiva da vítima é feita em local apropriado e acolhedor, sem a presença de público e das crianças.
Importante ressaltar que a PCSC também atende vítimas de violência doméstica 24 horas por dia por meio da Delegacia Virtual (www.pc.sc.gov.br), que pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer tempo. Ali, de forma on-line, as vítimas podem fazer o boletim de ocorrência e, inclusive, pedir medidas protetivas que são imediatamente encaminhadas ao Poder Judiciário, uma ferramenta muito eficiente e pioneira no país.