Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Volnei, Pepê e Soratto são eleitos deputados

Reeleito, Volnei Weber fez a maior votação. Com Pepê Collaço e Estêner Soratto, Tubarão voltará a ter representante na Alesc após oito anos

03/10/2022 06:00

Após oitos anos sem representantes na Assembleia Legislativa (Alesc), ontem Tubarão elegeu dois candidatos que irão assumir em janeiro suas cadeiras. Pepê Collaço e Estêner Soratto foram eleitos com 28.809 e 25.622 votos, respectivamente. Somente na cidade natal dos dois candidatos, Pepê recebeu 8.878 votos e Soratto, 15.259.


A última vez que Tubarão teve um representante na Alesc foi entre 2011 e 2015, com o atual prefeito Joares Ponticelli. E uma dobradinha como será a partir do ano que vem, foi ainda há mais tempo, de 2007 a 2011, com Genésio Goulart (já falecido) e Joares Ponticelli.


“Tubarão agora volta a ter representantes na Assembleia Legislativa, depois de oito anos. Quero fazer a diferença para minha cidade e minha região. Reafirmo meu compromisso de lutar pelo desenvolvimento”, afirma Pepê Collaço.


“Fizemos uma campanha pé no chão, franciscana. Sem muitos recursos, mas com muitos apoiadores e dedicação de amigos, correligionários e pessoas que entenderam o recado de que precisamos de políticos sérios trabalhando pelo bem das pessoas. Representar Tubarão, a Amurel e toda a região Sul é uma responsabilidade muito grande e que irei honrar. Nossa cidade estava há oito anos sem um representante e agora terei a oportunidade de ser a voz do Sul na Alesc. Obrigado aos 25.622 catarinenses que me permitiram chegar aqui”, ressalta Estêner Soratto.


Para o prefeito Joares Ponticelli, é gratificante ver Tubarão voltar a ter representantes na Alesc. “Estou muito feliz de ver nossa cidade recuperando cadeiras que já tivemos na Assembleia. Tubarão e a Amurel fizeram a sua parte e certamente receberemos estes votos de volta em forma de trabalho e desenvolvimento para a cidade e a região”, comemora.


Sete deputados são do Sul do Estado

Santa Catarina elegeu, ontem, 40 deputados estaduais. A partir de janeiro de 2023, eles irão representar os catarinenses na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com mandato até 2026. Dos 40, sete dos eleitos são do Sul do Estado. Pepê Collaço e Estêner Soratto (Tubarão), Volnei Weber (São Ludgero), Zé Milton (Sombrio), Jessé Lopes e Rodrigo Minotto (Criciúma) e Tiago Zilli (Timbé do Sul).


Sobre a representação partidária, o PL conquistou 11 cadeiras; o MDB, seis vagas; PT, quatro cadeiras; Podemos, PP, PSD e União Brasil, três cadeiras cada; PSDB, duas vagas; Novo, PDT, PSOL, PTB e Republicanos, uma cadeira cada.


Segundo a Alesc, os deputados propõem, discutem e deliberam sobre os diversos temas que influenciam a vida do cidadão. “Também são responsáveis por fiscalizar e controlar os atos dos demais poderes Executivo e Judiciário, além de deliberar sobre a organização do Estado, propor alterações na

Constituição estadual autorizar referendo e convocar plebiscito. Cabe ainda aos parlamentares estaduais julgar as contas prestadas anualmente pelo governo do Estado, entre outras atribuições de relevância”, explica.


Os deputados estaduais catarinenses têm direito ao salário mensal bruto de R$ 25.322,25, ainda segundo a Alesc, valor equivalente a 75% do subsídio de deputado federal, conforme lei estadual.


Candidatos eleitos comemoram

A região teve festa em comemoração aos resultados das eleições de ontem. Volnei Weber foi o primeiro a sair para celebrar sua reeleição. Centenas de pessoas se reuniram em São Ludgero e receberam Volnei com muita festa.


Com mais de 46 mil votos, o candidato que representa o Vale frisou que a palavra para este momento é gratidão. “A palavra que temos nesse momento é gratidão. Obrigado por tudo o que vocês fizeram para que possamos representar essa gente, o nosso Vale, o nosso Sul e o Estado de Santa Catarina. Quero agradecer à minha família e todos os que têm ligação conosco. Às 46 mil pessoas que digitaram o número 15.000 nas urnas. Na outra eleição foram 41.356 votos. Sempre agradeci. Agora foi muito mais. Eu entreguei aquilo que aprendi com meus pais: trabalho, trabalho, trabalho. E para quem entrega trabalho, e muito trabalho, as realizações acontecem e o reconhecimento também vem”, comemora.


Em Tubarão, os candidatos eleitos Estêner Soratto e Pepê Collaço também saíram em carreata pelas ruas da cidade após comemoração com familiares e correligionários. “Conseguimos. Obrigado, pessoal. Não tenho nem palavras para agradecer cada um de vocês. Essa campanha foi muito especial, porque teve a participação das pessoas. Hoje é dia de comemorar o que fizemos até aqui, mas com a certeza de que temos muito trabalho pela frente. Vamos representar Santa Catarina, eu e vocês, juntos, porque é assim que a política acontece. Obrigado, de novo, de coração!”, agradeceu Soratto, que foi eleito com 25.622 votos.


Pepê Collaço também comemorou com uma grande festa o resultado. “Foi uma campanha linda e o resultado das urnas foi a resposta de um trabalho feito há quase quatro anos. Foi uma caminhada e tanto até o dia de hoje. A campanha começou lá atrás, devagarinho, e foi ganhando forma e força. A sensação é de dever cumprido. Contei com um time envolvido, dedicado, com vontade de fazer acontecer e só tenho a agradecer a todos por todo o apoio”, comemorou ele, que recebeu 28.809 votos.


Caio Tokarski recebe votação expressiva para federal

Caio Tokarski não conseguiu ser eleito para deputado federal, mas recebeu uma votação expressiva - 47.758 -, e ficou como suplente. Em Tubarão, ele teve uma contagem ainda mais significativa. Foram 24.961 votos.


Segundo ele, o momento alterna felicidade e tristeza. A felicidade pela quantidade significativa de votos, principalmente na região. “Isso nos cacifa a trilhar um sólido caminho para o futuro. Nos fortalece e mostra que estamos fazendo um bom trabalho. Mas fico triste por não ter conseguido ser eleito, faltando pouco mais de quatro mil votos, para uma cadeira na Câmara dos Deputados. Continuaremos sem um representante da região lá, e isso é muito ruim. Mas vamos seguir nosso trabalho, afinal, sou vice-prefeito de Tubarão e temos ainda muito a fazer”, ressalta.


Para o prefeito Joares Ponticelli, apoiador ferrenho de Caio na campanha, os números nas urnas mostram a excelente aceitação da população pelo nome de seu vice-prefeito. “Apesar de, infelizmente, ele não ter sido eleito, os números nas urnas correspondem a uma grande trajetória de prosperidade que ainda teremos. Seguiremos juntos nos trabalhos”, afirma.


Saiba quem são os deputados federais eleitos no Estado

O criciumense Daniel Freitas (PL) foi o oitavo candidato mais votado para o cargo de deputado federal em Santa Catarina. Com 108 mil votos, ele cumprirá mais quatro anos na Câmara de Deputados. Outro criciumense eleito foi Ricardo Guidi (PSD), com 74.066 votos. Já a deputada Caroline de Toni (PL) foi reeleita com a maior votação no Estado e entrou para história de Santa Catarina ontem, com 227.632 votos.


Em 2022, 303 candidatos concorreram ao pleito no Estado para uma das 16 vagas na Câmara dos Deputados. Daniela Reinehr (PL), até então vice-governadora do Estado, foi eleita com 84.631 votos.


Os outros candidatos eleitos ontem foram Pedro Uczai (PT), com 173.531, Jorge Goetten de Lima (PL), 159.339 votos; Ana Paula de Souza Lima (PT), 148.781; Carmem Zanotto (Cidadania), 130.138: Júlia Zanatta (PL), 111.588 votos; Ismael dos Santos (PSD), 110.531; Valdir Cobalchini (MDB), 98.124; Gilson Marques Vieira (Novo), 87.894; Carlos Chiodini (MDB), 80.089; Marcos Gomes (PL), 71.140; Rafael Pezenti (MDB), 68.208; e Fábio Luiz Schiochet Filho (União), com  51.824 votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR