O tradicional Trem de Natal da Ferrovia Tereza Cristina chegou ontem à sua 29ª edição, levando magia, solidariedade e interação comunitária para as comunidades de Siderópolis a Imbituba. Durante o trajeto de 164 km, foram distribuídos brinquedos e balas para mais de 10 mil crianças, previamente cadastradas nos postos de saúde das regiões à margem da ferrovia. Desde sua criação em 1997, o projeto se consolidou como uma das ações socioambientais mais importantes da ferrovia e uma das maiores celebrações natalinas sobre trilhos do país. Ao longo de quase três décadas, o Trem de Natal se tornou símbolo da relação da FTC com as comunidades vizinhas, envolvendo voluntários, parceiros e entidades municipais em uma ação de grande impacto social.
Codesul entrega diagnóstico
O Codesul, bloco que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, entregou na terça-feira ao secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, documento técnico que consolida o posicionamento dos quatro estados sobre a Política Nacional de Concessões Ferroviárias e a Carteira de Projetos 2026 anunciadas pelo Governo Federal. O material detalha o diagnóstico da Malha Sul, os desafios logísticos da região e as propostas imediatas e estruturantes para o futuro do modal ferroviário. A entrega ocorreu durante audiência na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (STNF), em Brasília, marcada por discussões sobre os impactos da fragmentação da Malha Sul e a necessidade de um modelo integrado de concessão.
Acrefinsc
A Associação Recreativa Cultural e Filantrópica Nossa Senhora da Conceição, com membros residentes em Siderópolis, Criciúma, Imbituba e Alemanha, reuniu-se no final de semana na Praça Altair Guidi, na Capital Brasileira do Carvão, para fortalecer a amizade dos associados e montar a festa de Natal e final de ano que acontece anualmente em sua sede social, na Lagoa do bairro Estreito, entre Imbituba e Laguna, com perspectivas para a presença de aproximadamente 100 pessoas.