Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Tem gente que nasceu para ser sal. Discreto, essencial e... ignorado.
Isso mesmo. Você já viu alguém terminar de comer e soltar um “Nossa, que sal maravilhoso, parabéns para ele”?
Claro que não. O sal é tipo aquele colega de trabalho que faz tudo funcionar, mas nunca aparece na foto da entrega do projeto, sabe?
A verdade é que o sal é o herói anônimo da cozinha. Quando tudo está uma delícia, os aplausos vão para o prato, para o chefe de cozinha, para o molho secreto da vó, para o tempero especial que tem aquele gostinho que a pessoa nem sabe do quê. Mas se falta sal é um Deus nos acuda! Daí ele (o sal, não Deus) é lembrado com toda a força da indignação: “Está sem graça!”, “Cadê o tempero?”, “Isso aqui está parecendo dieta!”. De repente, todo mundo sente saudade do que nem sabia que amava.
Na vida também é assim. Às vezes somos o sal na rotina dos outros. Ajudamos, contribuímos, deixamos a relação muito mais saborosa, mas os holofotes piscam para o lado do prato principal. E tudo bem. Porque ser sal é saber que sua importância não depende do elogio, mas do impacto sutil que faz quando está presente e do vazio gritante que causa quando falta.
Então, sejamos sal. Sem esperar aplausos, mas sempre temperando o mundo com o melhor de nós.
E, se um dia alguém nos notar, ótimo. Se não, que pelo menos sintam saudade quando a vida estiver sem gosto.
Raiva
Quando você estiver com raiva, escreva o que gostaria de dizer sobre o assunto em um papel e o guarde por alguns dias. Se após esse tempo ainda parecer sensato dizer, então diga. Caso contrário destrua o papel. Tudo o que começa com raiva, geralmente termina em vergonha.
Limite
Até para ser bom tem que haver limite, senão você se torna o funcionário do mês na vida de todo mundo, menos na sua.
Dica
Atenção para mais uma dica de como se comportar na internet. Antes de postar algo em sua rede social ou num grupo de Whatsapp, pergunte-se: será que isso vai gerar alguma confusão, mal entendido, intriga ou discórdia? Se a resposta for sim, poste!
Livros
A apresentadora Joice Baricalla, que todas as terças-feiras fala de literatura no seu programa Estúdio Cidade, com a participação mais que especial da escritora Marilene Lapolli, presidente da Acatul.
Sessentou
Jornalista Álvaro Dalmagro reúne a família neste domingo para celebrar o seu aniversário. Parabéns, mestre!
Simone
Parabéns à querida Simone Figueiredo Nascimento, que celebrou aniversário, recebendo o carinho do seu amado Felipe Nascimento.
O Velho Push
Hoje vivendo em Castro-PR, sua cidade natal, o arquiteto, professor e escritor Jaime Bernardo de Carvalho Push, uma das mentes mais brilhantes que tive o prazer de conhecer, celebrou recentemente 79 anos. Push viveu em Tubarão na década de 1980, chegando a ser vereador e secretário municipal. Parabéns, grande irmão!
Frase solta, que deveria estar presa:
“Guarde sua pedra. Você também erra.”