Campanha do Dezembro Vermelho reforça conscientização para os cuidados
A Campanha Dezembro Vermelho tem como principal objetivo mobilizar o país na luta contra o HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do acesso à assistência e da proteção dos direitos das pessoas vivendo com o HIV.
Recentemente, a secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizou à população estratégias e tecnologias avançadas para a prevenção da infecção pelo HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A medida também visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e a implementar ações direcionadas a grupos populacionais mais vulneráveis ao HIV.
De acordo com o médico infectologista Péricles Spártalis Júnior, a PrEP é uma ferramenta adicional de proteção e prevenção, indicada para indivíduos com maior risco de exposição ao HIV. “Pessoas entre 15 e 45 anos fazem parte desse grupo prioritário. A estratégia envolve múltiplas abordagens, como testagens periódicas, vacinação contra Hepatite A e HPV, quando indicada, e tratamento para aqueles que forem diagnosticados com o HIV. Quem se enquadrar nesse perfil receberá medicação pelo SUS para prevenir a infecção pelo HIV. Existem duas formas de uso: contínua e sob demanda”, explica o médico.
Precoce
O infectologista ressalta que existe um consenso mundial de que, quanto mais cedo for identificado o HIV, melhor será o controle sobre a progressão da doença e o risco de transmissão. “Importante destacar que, quando o tratamento é seguido corretamente e o vírus não é detectado nos exames de sangue, o risco de transmissão é praticamente zero. Conseguimos bloquear a cadeia de transmissão, desde que o indivíduo esteja em tratamento. Por isso, a adesão ao tratamento é crucial para evitar a progressão da doença e a transmissão a outras pessoas”, conclui.