O município de Tubarão e o governo do Estado devem encaminhar uma parceria para auxiliar as famílias que tiveram as casas completamente destruídas ou foram condenadas pela Defesa Civil após as inundações da semana passada.
A proposta é da prefeitura ceder um terreno, em áreas fora da cota de alagamentos e de propriedade do município, e o Estado providenciar a construção de uma residência para as famílias nessa situação.
A sugestão veio do próprio governador Carlos Moisés, em reunião vitual ontem com prefeito Joares Ponticelli e outros prefeitos de municípios atingidos pelas chuvas. O tema da reunião foi justamente a situação dos prejuízos causados pelos alagamentos em Santa Catarina. A abertura de linha de créditos para o setor produtivo também foi apontada como uma ação emergencial para os municípios.
Segundo a Defesa Civil do Estado, 129 municípios foram atingidos pelas chuvas, sendo que 42, entres eles Tubarão, estão em situação de emergência.
Ontem, entidades beneficentes de Tubarão e a equipe da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social também se reuniram para alinhar as ações de atendimento às famílias atingidas pelos alagamentos. O objetivo é, principalmente, otimizar as doações como forma de atender todos que precisam de alguma coisa.
De forma imediata, foi criado um grupo de WhatsApp para que município, através da FMDS, e líderes das entidades tenham entendimento e conhecimento do que é feito. As entidades também terão acesso, unicamente para consulta, da lista oficial de famílias assistidas pela fundação, e criarão uma lista própria com os nomes das famílias, data do atendimento e especificação do que foi doado.