Novas famílias acolhedoras poderão receber curso de capacitação
A prefeitura de Capivari de Baixo, através da secretaria de Desenvolvimento Social, está oferecendo um curso de capacitação para novas famílias acolhedoras.
O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para aqueles que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória e não deve ultrapassar 18 meses. Existem três modalidades de acolhimento por medida de proteção, e o acolhimento em família acolhedora é uma delas.
Diferente dos acolhimentos institucionais (nos quais há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por outra família: a família acolhedora. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.
As famílias acolhedoras recebem mensalmente da prefeitura um salário mínimo por criança ou adolescente. Em caso de o acolhido ter alguma necessidade especial, o valor é acrescido em 25%.
Acolhimento
Segundo a secretaria, além do amor e carinho que tem que estar presentes no ato do acolher, é necessário conhecer outras questões para se tornar uma família acolhedora e é para melhor esclarecer as pessoas interessadas que a prefeitura está oferecendo esta capacitação.
Mais informações
A capacitação é gratuita e inicia dia 7 de maio, no Centro de Convivência da Terceira Idade, com carga horária de 20 horas. Os palestrantes serão profissionais especialistas, assistentes sociais, psicólogos, advogados, nutricionistas, pediatra, da rede de garantia de direitos do município, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram do programa @familiaacolhedoracapivarisc. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 99127-7740.