Tubarão Saneamento utiliza inteligência artificial para reduzir perdas de água e reforçar eficiência do sistema
Em um cenário nacional marcado por elevados índices de desperdício de água tratada e mais de 34 milhões de brasileiros sem acesso a esse recurso (dados do Trata Brasil de 2025), a Tubarão Saneamento se destaca registrando perdas significativamente abaixo das médias estadual e nacional. Agora, a concessionária avança ao adotar tecnologias baseadas em inteligência artificial, potencializando seu desempenho e consolidando seu compromisso com a sustentabilidade.
Na contramão da tendência de desperdício, Tubarão apresenta índice de perdas de 21% no processo de tratamento e distribuição, um resultado significativamente inferior às médias estadual e nacional e dentro da meta considerada aceitável.
Recentemente, a Tubarão Saneamento passou a utilizar um software de inteligência artificial, um equipamento acústico inteligente que funciona de forma semelhante a um geofone, mas com apoio da IA para processar os dados coletados.
Com base nos resultados, as equipes de campo retornam aos locais indicados para confirmar a existência de vazamentos e realizar as intervenções necessárias. “A inteligência artificial nos permite identificar vazamentos que antes passariam despercebidos, otimizando o tempo de resposta das equipes e aumentando a eficiência das correções. Com isso, reduzimos perdas e garantimos um uso mais racional da água”, explica a supervisora técnica operacional, Jéssica Corrêa.