Antony de Mello Freta, de dez anos, aluno do 4º ano da Escola Santo André, em Capivari de Baixo, apesar da pouca idade, já tem uma coleção de desenhos de arte que tem despertado a sensibilidade de muitos apreciadores de cultura. A criança desenha à mão livre e, acompanhada da família e da diretora da unidade estudantil, Cláudia da Rosa Nascimento Lopes, presenteou o prefeito da cidade, Vicente Corrêa Costa, com duas de suas peças.
O menino é autodidata e suas obras refletem personagens de animações, filmes, super-heróis e criações próprias, além de caricaturas. Os detalhes nas expressões é que chamam a atenção de professores, familiares, amigos, colegas e moradores do Santo André, onde reside. “Ele desenha desde os sete anos. São peças em preto e branco e coloridas. Tenho orgulho”, resume a mãe, Camila Gonçalves de Melo. A irmã de Antony, Maria Laura de Mello Freta, de sete anos, segue o seu caminho e já cria seus primeiros rabiscos.
De acordo com Cláudia, o estudante foi presenteado, semana passada, com uma caixa profissional de lápis de cores, exclusiva para artistas como ele. “A gente se uniu na escola, fez uma ‘vaquinha’ e conseguiu fazer a compra e presenteá-lo. Estamos sempre incentivando nossas crianças e adolescentes do bairro”, garante.
O prefeito já garantiu que já vai expor um dos desenhos entregues a ele na parede do gabinete. É um quadro do personagem Son Goku, cujo nome de nascimento é Kakarotto, protagonista da franquia Dragon Ball, criada por Akira Toriyama. A escola faz parte do projeto Educação do Diário do Sul.