O governador Carlos Moisés se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília ontem, para tratar da alta na ocupação dos leitos de UTI neonatais e pediátricos em Santa Catarina. Moisés detalhou ao ministro a estratégia do governo do Estado para abrir 77 novos leitos de UTI e retaguarda deste tipo nos próximos três meses.
Pelo menos, 20 deles devem ser abertos já nos próximos dez dias. A audiência foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto. O governador também debateu com o ministro quais dos novos leitos serão habilitados permanentemente. Para isso, ele solicitou a parceria do Ministério da Saúde. “Nós já ampliamos o número de leitos anteriormente. Por uma questão sazonal, isso não foi suficiente. Por isso, estamos adotando essa nova estratégia, com 77 novos leitos”, afirma o governador após a audiência.
No encontro, o governador também solicitou ao ministro o envio de mais profissionais ao Estado para atuar no combate à dengue. Outros temas tratados foram os processos de habilitação para novas especialidades em hospitais, a dificuldade na aquisição de alguns medicamentos e o aumento da conectividade entre os sistemas de dados.