Mais de R$ 33 milhões. Esse foi o montante dos prejuízos causados ou que ameaçam a infraestrutura pública em São Ludgero com as chuvas que caíram no início do mês.
Todos os documentos e relatórios, do levantamento feito pelo município, já foram apresentados à Defesa Civil de Santa Catarina, dentro do prazo legal, aguardando o reconhecimento estadual do decreto de situação de emergência, datado de 4 de maio.
O coordenador local da Defesa Civil, Júlio Pozza, informa que todas as etapas foram cumpridas à risca pelo município dentro do prazo estabelecido, num esforço conjunto feito por secretarias e órgãos públicos municipais. “O relatório, com mais de 100 páginas, consta documentos, levantamentos detalhados, fotos e tudo aquilo que registra os estragos relacionados aos prejuízos causados pelas fortes e intensas chuvas”, pontua.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, diz que o relatório apresenta a real situação dos danos públicos e privados e foram calculados com base nas tabelas oficiais de custo/obra. “Não temos condições financeiras de arcar com as reparações sem comprometer as demandas das pessoas e, após a manutenção do essencial, nosso empenho é buscar apoio indispensável dos governos estadual e federal”, ressalta.
Sobre os prejuízos e os investimentos necessários para recuperação, o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, reforça a declaração do secretário Léo de que a gestão municipal precisa de apoio para realizar todas as recuperações. “Sem ajuda financeira externa, não temos capacidade para realizar as recuperações necessárias causadas pelas fortes chuvas. O governador Carlos Moisés já sinalizou apoio aos municípios e aguardamos o quanto antes os recursos”, resume Iba.
Trecho segue em meia pista
Além de São Ludgero, Tubarão também divulgou, há quase duas semanas, os prejuízos causados pelas cheias. Segundo a prefeitura, as perdas chegam a R$ 92 milhões, em diversos setores, como agricultura, pecuária, indústria, serviços, infraestrutura, saúde e educação. Neste fim de semana, fotos da SC-390, no Km 60, voltaram a circular pela internet. A pista em um trecho da rodovia segue em meia pista após as fortes chuvas. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, sargento Anderson Martins Cardoso, já estão em estudo os projetos para a manutenção do trecho.