A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tubarão passou a disponibilizar aulas de pilates no seu Centro de Reabilitação. O serviço agrega aos outros tipos de terapias oferecidas aos alunos que apresentam alguma deficiência intelectual, múltipla ou autismo, e tem como objetivo levá-los ao maior nível de independência física, funcional e emocional.
As aulas são ministradas pela fisioterapeuta Camilla Roussenq. Ela conta que é preciso observar o aluno, perceber as necessidades e adaptar os exercícios para alcançar resultados com o máximo de benefício possível. “Sou apaixonada por este método, porque ele contribui com a tonificação muscular, postura, condicionamento físico, respiração, alongamento, atuando também no alívio da ansiedade”, explica.
A metodologia utiliza comandos verbais, tornando a aula mais compreensível, além de lúdica. Inicialmente, as aulas são semanais, totalizando até o momento três turmas de três alunos cada, em respeito às normas de segurança para prevenção da covid-19.