Operação mira facção suspeita de homicídio e outros crimes graves no município
A Polícia Civil de Imbituba cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária durante a Operação Em Chamas, que mira integrantes de uma facção criminosa atuante no município. A ação, realizada na quarta-feira e divulgada nesta quinta, mobilizou mais de 85 policiais e faz parte de um inquérito que apura os crimes de homicídio qualificado, incêndio doloso e fraude processual majorada.
A investigação tem como foco o assassinato de um homem de 34 anos, executado com ao menos 54 disparos de arma de fogo dentro de uma residência no bairro Alto Arroio, em Imbituba, na madrugada de 14 de outubro. A vítima foi surpreendida enquanto dormia. Segundo a Polícia Civil, o crime foi planejado e contou com a participação de criminosos que saíram da Grande Florianópolis exclusivamente para a execução, retornando logo após o ataque.
As apurações indicam que o homicídio está ligado a uma facção criminosa catarinense, que atua por meio de um chamado “tribunal do crime”. O grupo age de forma rápida, utilizando pistolas com carregadores estendidos, balaclavas e luvas, e, na sequência, incendeia veículos para destruir provas.
Identificados
Ainda conforme a polícia, um dos envolvidos foi preso em flagrante em São José, poucas horas após o crime. Em outro momento, um suspeito incendiou o veículo usado no homicídio, que já havia sido apreendido.
Até o momento, quatro suspeitos foram identificados como envolvidos diretamente no caso. Durante as diligências, foram apreendidos celulares e documentos, além da prisão em flagrante de uma pessoa por posse de munição de calibre permitido e porte de munição de uso restrito.