Hoje, dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros da literatura infantojuvenil, foi a data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, que tem como objetivo lembrar a importância da literatura infantil, valorizar o livro e despertar nas crianças o amor pela leitura.
Em comemoração à data, vários membros da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) estão levando suas obras às escolas e biblioteca durante este mês. No último sábado, as escritoras Edla Zim e Renata Dal-Bó – colunista do DS -, participaram da Feira Literária do Colégio Dehon, apresentando seus livros aos pais e alunos. Edla é autora de cinco livros infantis, entre eles “A Casa de Lata Quadrada” e “A Família do Sr. Lagarto”, e um livro infantojuvenil, “O livro de Anita”. Renata lançou, em 2022, seu primeiro livro infantil, “Pingo, o cachorro feliz e medroso”.
Hoje pela manhã, o escritor José Warmuth – também colunista do DS -, autor do livro infantil “A Arca de Noé”, e a escritora Edla Zim estarão apresentando suas obras para os alunos do Colégio Santíssimo Sacramento. À tarde, as escritoras Renata Dal-Bó, Jussara Bittencourt de Sá, que lançou recentemente o livro infantil “O Presente das Merinas”, e Maria Filomena Souza Espíndola, autora do livro “Um sapo dorminhoco, uma fada, um reino e um semeador de estrelas”, estarão contando as histórias de seus livros para os alunos da EEB Hercílio Luz na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, no Museu Willy Zumblick.
A leitura pode contribuir em muitos sentidos para o desenvolvimento das crianças: estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver senso de responsabilidade. Além disso, também pode ser um momento de união e diversão em família. “Sinto-me privilegiada em ter a oportunidade de plantar a sementinha da literatura e aguçar a imaginação da garotada. As histórias infantis ajudam a desenvolver o raciocínio, o vocabulário e a imaginação. Assim como outras brincadeiras e atividades lúdicas, o momento da leitura pode acontecer de um jeito muito divertido”, afirma Renata.