Convite surgiu através da empresa multinacional Eikto, com sede no município
A “Missão China”, que ocorre desde o dia 14 por uma comitiva composta pelo prefeito de Laguna, Preto Crippa, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rafael Fett, empresários, autoridades e representantes da Udesc, já tem alguns resultados em andamento.
A “Missão China”, como está sendo chamada, surgiu através de um convite da empresa multinacional Eikto, com sede em Laguna, e tem como objetivo promover Laguna como uma oportunidade de investimento para o mercado chinês, “e aproximar-se ainda mais de empresas do país asiático, trazendo para Laguna outras empresas multinacionais”, explica Rafael Fett.
Após reuniões com algumas empresas chinesas, o governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a SC Investimentos, também foi contatado. “Uma dessas empresas já fez contato com o governo do Estado. Podemos dizer que é um primeiro passo importante para a gente e já considerar como um resultado da nossa missão”, diz o secretário.
“Nessa primeira fase, a ideia é atrair empresas para o município, apresentar Laguna e nos reunirmos com algumas empresas. Sabemos que é um processo um pouco mais longo, mas iniciamos uma primeira apresentação e depois vamos continuar o trabalho de prospecção e de comunicação com essas empresas”, explicou.
A segunda fase da viagem à China envolveu uma reunião com o governo da cidade de Yanchang.
O prefeito de Laguna, Preto Crippa, e o prefeito de Yanchang demonstraram interesse em realizar parcerias comerciais entre as duas cidades e houve troca de um documento simbólico. A partir desta sexta-feira (21), começa a terceira e última fase da viagem, voltada à área acadêmica e de pesquisa da missão, em parceria com a Udesc.
Próximos compromissos
Os próximos compromissos da “Missão China” ocorrerão nesta sexta-feira, dia 21, com visita à Universidade de Yangzhou, referência em engenharia e tecnologia, e dia 24 em um encontro no Consulado-Geral do Brasil na China para apresentar resultados e definir próximos passos com o Itamaraty.