Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Aeroportos registram 8,5 milhões de passageiros

Movimento internacional superou 1,2 milhão de passageiros em 2025

14/01/2026 06:00|Por Redação

Um novo recorde de passageiros foi registrado em 2025 em Santa Catarina. A soma de todos os passageiros domésticos e internacionais chegou a 8,5 milhões, com um crescimento de 5,6% em relação a 2024. O destaque ficou com o movimento internacional, que, pela primeira vez na história, superou a marca de 1,2 milhão de passageiros. 

O Aeroporto Regional de Jaguaruna contribuiu com os números, registrando 108,9 mil passageiros no ano passado. Os dados foram apurados pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto aos operadores aeroportuários. Para o governador Jorginho Mello, este é o resultado de todo o trabalho realizado.

“A gente tem praia pra quem é do verão, tem montanha e neve, tem cultura e um povo acolhedor. Mas não é só isso. Somos o estado mais seguro do país e, com a nossa economia dinâmica, atraímos novos negócios e eventos. Investimos de forma constante na nossa infraestrutura. E o resultado é esse”, ressaltou.

Para o secretário Beto Martins, com estes números, o estado tem um movimento per capita comparável aos principais mercados aéreos do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Um índice de 1,04 passageiros por habitante. No Brasil, esse índice é de 0,6; na China, gira em torno de 0,5; em toda a América Latina e Caribe é de 0,41; e temos o mesmo desempenho do Chile. É um resultado notável, que valoriza todo o trabalho”, afirma.

O Aeroporto de Florianópolis permanece como o mais movimentado de Santa Catarina, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional. Neste último quesito, tem o terceiro maior movimento do Brasil. A marca de 1,2 milhão de passageiros internacionais representou um crescimento de 36,7% em relação a 2024. No doméstico, foram mais 3,7 milhões de passageiros, ultrapassando a marca de cinco milhões de passageiros.

Os demais aeroportos complementam o desempenho doméstico do estado, que obteve um crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. O Aeroporto de Navegantes registrou 2,2 milhões de passageiros; o Aeroporto de Chapecó teve 647,9 mil passageiros; o Aeroporto de Joinville 528,2 mil; e o Aeroporto de Correia Pinto 7,3 mil passageiros. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR