O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pediu um estudo para avaliar a hipótese de tabelar os produtos vendidos na orla da capital fluminense. A medida teria o objetivo de coibir abusos e evitar uma escalada de preços. Paes usou como referência as praias de Tel Aviv, em Israel, onde existe a prática de tabelamento, e fez uma comparação com o serviço de táxis, que também são permissionários de serviço público e têm a bandeirada fixada pelo município. Os prefeitos de SC ainda não se pronunciaram sobre o tema, mas a julgar pelo excesso neste verão, não seria má ideia. Na última sexta-feira, o Procon estadual foi a duas praias de Florianópolis conferir denúncias de preços abusivos – em uma delas, uma barraca vendia um pastel a R$ 40. A delegada Michele Alves, diretora do Procon SC, destaca que inicialmente o trabalho é de orientação e que o comerciante precisa deixar claro detalhes sobre o produto (tamanho, ingredientes, etc.) para que o cliente decida se vai comprar ou não. Mas, em casos mais extremos, há a possibilidade de multa e até de fechamento do local.
Turistas
Comemorada pelo governo do estado, a marca de 8,5 milhões de passageiros domésticos e internacionais nos aeroportos de SC em 2025 representa mais do que o crescimento de 5,6% em relação a 2024. Significa a consolidação do estado como destino turístico e, ao mesmo tempo, o aumento da responsabilidade de elevar o nível dos serviços oferecidos aos visitantes.
Destaque
O Aeroporto de Florianópolis segue sendo o mais movimentado de SC, com 1,2 milhão de passageiros internacionais (terceiro maior movimento do Brasil), num crescimento de 36,7% em relação a 2024. No doméstico, foram mais 3,7 milhões de passageiros, ultrapassando a marca de 5 milhões de passageiros.
Pesquisa
Pesquisa divulgada pelo Meio/Ideia mostra que o presidente Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados de 1º turno, diante dos possíveis adversários – o que mais se aproxima é Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 40% contra 32%. Num segundo turno, porém, há empate técnico (44,4% x 42,1%). O resultado pode mexer nos rumos da pré-campanha.
Feminicídio
O governo do estado apresentou números da Segurança Pública relativos a 2025 e comemorou que, no ano passado, foram contabilizados 84 casos a menos em relação a 2024, num total de 429 homicídios. Em relação ao crime de feminicídio, um dos graves dramas em SC, foram registradas 52 vítimas fatais, uma a mais do que comparado a 2024.