18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

25/07/2024 06:00

O fator Joares

Penso que ninguém em Tubarão, pelo menos neste primeiro momento, tem a mínima noção do tamanho da influência que o ex-prefeito Joares Ponticelli possa ter nas eleições de outubro, caso seja mesmo candidato a vereador conforme pretende o seu partido. É na verdade uma incógnita. Se por um lado fica difícil mensurar o peso da questão jurídica referente à delação premiada que o envolveu na “Operação Mensageiro”, por outro há, sem dúvida, um sentimento de expectativa por parte de uma boa parcela da população que o admira, gosta do seu trabalho, sente falta dele, acredita na sua inocência e quer vê-lo de volta ao contexto político da cidade. Dividir isso em percentuais, todavia, é muito difícil, até porque eleição para vereador é muito disputada.    

Balança candidaturas

Uma coisa é certa: ele pode até decepcionar, e não ter aquela votação expressiva que caberia a um ex-deputado, presidente da Assembleia e ex-prefeito (e isso independe da questão judicial), mas sem qualquer dúvida deve ser o mais votado de todos, e vai arrebentar com os projetos pessoais de muita gente. Muitos candidatos vão ter dificuldades com ele na disputa. Principalmente aqueles que se aproveitaram da máquina governamental por quase oito anos, e agora, na hora difícil, se bandearam para o “outro lado” por acharem que lá seria mais fácil. Gente que gostaria de vincular sua imagem às várias obras que Joares fez pela cidade, e vai ficar sem poder sustentar o discurso de “pai da criança”. E tem muita gente nesse barco da “Terra dos Chupins”. 

Um dos maiores do planeta

Um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 26,5% fará do Brasil o país com o segundo maior tributo sobre o consumo de produtos e serviços do mundo. A estimativa mais recente do Ministério da Fazenda para o IVA — que une a CBS e o IBS — colocaria o Brasil atrás apenas da Hungria, em um ranking com cerca de 170 países. A CBS é o novo tributo federal, que entra no lugar de PIS, Cofins e IPI. Já o IBS é o novo tributo de estados e municípios, substituindo ICMS e ISS. E o pior é que especialistas afirmam que o patamar do IVA brasileiro não condiz com o retorno dado à população por meio dos serviços públicos, em comparação a países que também têm tributação elevada.

Sudeste e Nordeste

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecerem às urnas dia 6 de outubro. Os eleitores dos 5.569 municípios devem eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O TSE aponta que o número de eleitores habilitados a votar este ano aumentou 5,4% em comparação às eleições de 2020. Com base em dados divulgados pelo tribunal, as regiões Sudeste e Nordeste somam 70% do eleitorado. E dos 155,9 milhões de cidadãos habilitados a votar em 2024, 52% são mulheres. A faixa etária com maior número de eleitores, com 38,8 milhões, vai de 45 a 59 anos. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR