18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

17/10/2024 06:00

O avô estaria orgulhoso

Ainda não revelei a vocês, leitores, que me impressionei com a capacidade de expressão e articulação das palavras por parte de um político da nova geração que surgiu nestes últimos anos em Tubarão, o neto do saudoso Ângelo Antônio Zaboti, vereador eleito pelo PL no último dia 6. Com a política no sangue, como ele próprio definiu, João Zaboti confessa que começou cedo sua preparação para chegar à condição de vereador.

Candidato a deputado

Antes ele havia disputado uma eleição de deputado, em 2022, mas muito mais para sentir na pele e no coração quais os efeitos práticos de uma campanha do que, efetivamente, se eleger. E a experiência parece que serviu. Neste ano de 2024, Zabot se apresentou como um expert, apoiado pelo irmão mais novo, que comandava o grupo de amigos que se voluntariaram para lhe ajudar a buscar votos.

Avó caiu no trecho

Eza Zaboti, a avó, líder comunitária envolvida em Clubes de Mães e projetos sociais desde os tempos do saudoso marido, Ângelo, que chegou a ser prefeito, foi uma das pessoas que caiu no trecho para ajudar o neto. E deu tudo certo. João fez 2.336 votos, o mais votado do PL, ocupando a segunda posição na geral e ficando apenas 21 votos atrás do primeiro colocado, Valdir Antunes, o Barba, do PSD.
 

Projetando ser prefeito

Formado em Direito e um estudioso da política, João não nega que pretende seguir carreira e sonha, um dia, ser também prefeito da cidade. Por enquanto vai para a Câmara fazer parte da base de governo, sabendo que terá que ter a habilidade necessária para conviver com a realidade de ser um vereador situacionista, mas com uma ascensão política embasada totalmente na representatividade das reclamações da população, e ele vai ser cobrado por isso.

Efeitos da internet

É que João, antes mesmo de pensar em ser candidato a deputado, e a partir daí começar sua preparação para um dia ser vereador, ganhou destaque nas redes sociais como um jovem antenado que levantava os problemas da cidade e virava porta-voz das campanhas e manifestações do povo, e isto não pode parar. Óbvio que, na condição de governista, João terá a oportunidade de gerenciar as reclamações para, junto ao prefeito parceiro, encontrar as soluções, mas ele sabe que nem tudo conseguirá fazer. Aí vem o que pode ser definido como “estar preparado”, e honestamente senti que ele parece ter conseguido isto. Mas vamos aguardar mais um pouco. O importante é que não se afaste das ruas. Lá, no meio do povão, é o lugar do João (até rimou). A verdade é que, se afastando, ele corre o risco de um suicídio político. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR