11 DE OUTUBRO DE 2024
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MILTON ALVES

11/10/2024 06:00

A rótula e um novo acesso 

Claudir Bitencourt, prefeito eleito pelo PL em Capivari de Baixo ao lado de Samira Porto (MDB), já decidiu que, após assumir, uma das primeiras coisas que fará no setor de infraestrutura e trânsito, óbvio que ao lado do secretário que escolher para a pasta, será atender o insistente pedido de uma boa parcela da população, bem como dos usuários de outras cidades que se deslocam pela capital energética, é diminuir a circunferência da rótula existente no cruzamento da avenida Paulo Santos Melo com a Nilton Augusto Sachetti, que agora passou a dar acesso também à ponte Stélio Cascaes Boabaid. “Não sei por que até agora não reduziram aquilo lá”, disse Claudir a esse colunista numa entrevista na manhã de ontem na Rádio Cidade. 

Prejuízo aos caminhoneiros

Segundo o prefeito eleito, os maiores prejudicados com aquele tamanho de circunferência, que ele considera um exagero, são os motoristas de caminhão e carretas, pois, por mais que abram bem a dianteira dos veículos para fazer o contorno, os rodados traseiros geralmente batem no meio-fio de proteção da rótula, prejudicando os pneus - quando não sobem sobre o próprio canteiro da rotatória, causando problemas também nos eixos e suspensão dos veículos. 

Novo acesso 

Outra ideia do futuro chefe do executivo para dar mais mobilidade àquela região, preocupado que está com o já evidente aumento de fluxo de veículos entre Capivari e Tubarão em decorrência da nova ponte, é construir uma avenida de acesso em parceria com a Diamante Energia, em terras da própria usina, para ser uma mão única no sentido Tubarão/Centro de Capivari, deixando o trecho da Nilton Augusto Sachetti entre os trilhos e a rótula apenas para aqueles que vierem no sentido Tubarão.

Debaixo da linha férrea 

Este novo acesso se iniciaria a partir da Paulo Santos Melo, na primeira quadra após a saída da ponte Stélio Cascaes Boabaid, entrando à direita na rua Doraci Rosa Osório, aquela que leva à Fazenda Agroavião. Depois de passar por debaixo da ponte férrea, os motoristas dobrariam à esquerda, entrando nessa nova avenida que correria paralela aos trilhos, no lado oposto da Nilton Sanchetti, saindo direto na rua Nereu Ramos. Como a área pertence à Diamante, é preciso convencê-la a ceder o espaço e orientar o projeto para evitar problemas ao deslocamento de máquinas e operários daquela unidade da usina. É Claudir pensando grande. 

Diário do Sul
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