Apesar da narrativa dos marqueteiros do Planalto, mantendo o discurso em torno de um suposto crescimento da economia, um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que o Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial caiu em 19 dos 29 setores entre fevereiro e março. O estudo aponta, ainda, que o indicador também recuou nas pequenas empresas e nas regiões Sul e Nordeste.
Índices baixos
O Índice de Confiança varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Em contrapartida, valores abaixo de 50 demonstram falta de confiança do empresário. Entre os setores menos confiantes estão: vestuário e acessórios, com 44,2 pontos, madeira, com 45,5, produtos de minerais não-metálicos, com 45,8, e de produtos de metal, que registrou 46,5 pontos.
Piso da enfermagem
Os valores complementares do Governo Federal para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de março já estão disponíveis para consulta. As quantias específicas podem ser verificadas em uma portaria publicada na segunda-feira pelo Ministério da Saúde. O total a ser transferido chega a R$ 763 milhões, entre valores destinados à execução municipal e estadual.
É preciso fiscalização
Os recursos são repassados todos os meses aos entes federados e devem ser utilizados para pagamento do piso de profissionais da categoria, mas como a gente sabe que tem prefeitura que, por falta de dinheiro ou vontade do prefeito, não cumpre o determinado por lei, é preciso que a aplicação dessa verba seja fiscalizada para garantir que os valores cheguem aos trabalhadores.
Está ficando insuportável
E o sinal de alerta está aceso novamente em Brasília, especificamente no Palácio do Planalto. É que apesar de todos os esforços dos marqueteiros de plantão e dos recentes pacotes de “meias” benesses anunciados pelo governo, a popularidade do presidente Lula parece estar mesmo em queda livre, com risco iminente de não ter nenhuma chance de recuperação, principalmente porque ele não se ajuda. Cada enxadada é uma minhoca. O homem abre a boca e sai ou uma besteira (geralmente uma daquelas afirmações sem pé e sem cabeça) ou uma inverdade. Acho que aquela chavezinha do discernimento entre o que é real e o que é mentira não funciona mais no presidente viajante.
A mais recente pesquisa
Levantamento anunciado ontem pela Genial/Quest dá conta de que 56% dos brasileiros consultados reprovam o governo. E atentem bem. Trata-se de uma avaliação sobre o desempenho do governo, não da capacidade eleitoral do líder esquerdista. Quando se questiona os entrevistados sobre uma possível reeleição de Lula, a situação é ainda pior, com indicativos de que hoje ele perderia a disputa para qualquer um dos opositores indicados, inclusive para Michele Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro.