Quarta-feira, 09 de abril de 2025
Fechar [x]

Prefeitos da região pedem rejeição de restrições

Reclamações são sobre mudanças para o reconhecimento da cidadania italiana

07/04/2025 06:00|Por Redação

Prefeitos de diversos municípios do Sul de Santa Catarina enviaram um ofício às principais autoridades da Itália manifestando preocupação e oposição ao Decreto-Lei nº 36/2025, que altera as regras para o reconhecimento da cidadania italiana.

A iniciativa reúne gestores de cidades marcadas pela forte presença da imigração italiana, como Urussanga, Nova Veneza, Criciúma, Treviso, Siderópolis, Cocal do Sul, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Orleans, Grão-Pará, Lauro Müller, Araranguá, Tubarão, além de Pedras Grandes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No documento, endereçado ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao presidente do Senado, Ignazio La Russa, ao presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana, e ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, os prefeitos solicitam a rejeição do decreto antes de sua conversão em lei.

Além disso, pedem um debate mais amplo com a participação de parlamentares eleitos no exterior, do Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE) e dos Comitês dos Italianos no Exterior (Comites).

O decreto em questão impõe critérios territoriais e cronológicos mais rígidos para o reconhecimento da cidadania italiana, o que pode dificultar o acesso de milhares de descendentes de imigrantes italianos ao direito que, segundo os prefeitos, representa a continuidade de uma história comum de sacrifício, migração e resiliência.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR