Domingo, 06 de abril de 2025
Fechar [x]

MILTON ALVES

04/04/2025 06:00

Os candidatos de 2026

A eleição só acontece no ano que vem, mas as conjecturas, acordos e compromissos já tomam conta das conversações dentro das siglas partidárias estado afora, principalmente para a ocupação de espaços por parte dos que pretendem se candidatar aos cargos de deputado federal ou estadual. Em relação às eleições majoritárias para o governo e Senado, algumas candidaturas também já estão sendo colocadas, além de Jorginho Mello (PL), que vai à reeleição. Todavia, a distância do pleito, que só acontece em outubro do ano que vem, faz com que se evitem acordos antecipados. O governador até tem sinalizado algumas intenções na formação de sua base de apoio na Assembleia, porém, sem que seja batido o martelo em relação ao acordo para o futuro.

O anúncio do MDB
Um desses casos, de candidatura a deputado com nome já colocado à mesa e apoio acordado, se dá exatamente aqui na nossa Amurel, nas hostes do MDB. Ontem, em entrevista concedida a este colunista na Rádio Cidade, o deputado Volnei Weber não só anunciou oficialmente a sua desistência de concorrer a qualquer cargo eletivo no ano que vem, como também indicou seu substituto, prometendo apoio incondicional ao ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch. Ex-prefeito que, aliás, estava junto com o deputado e foi um dos sabatinados. 



Emedebista raiz
Jorge Koch pode ser considerado um verdadeiro “manda brasa”. Emedebista de quatro costados, sempre foi leal ao partido em todas as situações. Foi delegado por mais de 20 anos, até se aposentar na Polícia Civil, dedicando-se mais à política, na qual já tinha tido uma experiência como vereador de Braço do Norte, sua cidade natal, na legislatura de 1983 a 1989. Nos anos 90 se transferiu como policial civil para Orleans, onde também ingressou na política e acabou vereador e presidente da Câmara na legislatura 2000/2004.

Delegado e prefeito
Nos anos seguintes, se dedicou à carreira como delegado, mas em 2017 resolveu voltar à política para dar um voo maior: se candidatou, foi eleito e comandou Orleans por dois mandatos, ficando na prefeitura até 31 de dezembro de 2024. E foi justamente uma declaração feita quando deixou o comando da Cidade das Colinas que fez o deputado Volnei Weber escolhê-lo para, quem sabe, ser seu sucessor. Numa entrevista, após deixar a prefeitura, perguntaram a Koch se ele seria candidato a deputado, e ele foi taxativo: “Serei, mas só se o deputado Volnei Weber não concorrer mais. Enquanto ele estiver lá, eu o apoiarei”. A lealdade valeu sua indicação e apoio incondicional do atual deputado e todo o seu staff.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR