A prática tem sido utilizada como uma ferramenta complementar no cuidado em saúde mental
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Tubarão oferece diariamente atendimentos de arteterapia, tanto individuais quanto em grupo, conduzidos por um profissional especializado. A prática tem sido utilizada como uma ferramenta complementar no cuidado em saúde mental, possibilitando que os usuários expressem emoções e sentimentos através de meios não verbais, aumentando a confiança e o equilíbrio emocional.
Além dos atendimentos regulares, foi realizada a palestra “Conexão: O Fio que Une os Laços das Relações”, ministrada pela arteterapeuta Schirlei Alegre. A ação, voltada para jovens aprendizes da prefeitura, foi promovida pela secretaria de Saúde e teve como objetivo abordar a arteterapia como meio de fortalecimento da saúde mental.
Durante a palestra, foram discutidos temas como a importância de viver o presente, a prática da gratidão e o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Através da arte, os participantes realizaram atividades práticas que incentivaram a expressão pessoal por meio de cores, formas e texturas.
“A arteterapia tem um papel essencial no processo terapêutico, permitindo que cada pessoa se expresse de forma única e encontre novos caminhos para o bem-estar”, comenta Caroline Oliveira, coordenadora do Caps II.