Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

23/01/2026 06:00

Entranhado

Na última semana, uma jovem argentina, advogada, imitou um macaco após sair de um bar no Rio de Janeiro. O alvo era um funcionário do estabelecimento.
Foi presa e está proibida de deixar o país, pelo menos por ora.
Ao justificar o ato de racismo, relatou que “não sabia se tratar de crime no país”.
Pelo jeito, além de mal-informada sobre nossas normas, desconhece, também, sua própria história.
Sabe-se que a Argentina teve no mínimo duzentos mil escravos africanos traficados entre os anos 1585 e 1835, com as consequências mais nefastas que aquela época poderia proporcionar.
Mais que isso: demonstrou o quanto esse sentimento de preconceito perpetuou-se com o tempo ao encontrar guarida em jovens que, informados como estão, já não deveriam mais nutrir qualquer tipo de aversão a outro ser humano.

Loucura
Os Estados Unidos estão nos mostrando que o ser humano não tem limites. Os casos de terrorismo doméstico, ilegalidades, arbitrariedades governamentais e outros episódios são de assustar.
Na esteira do autoritarismo, a conta oficial do Departamento de Estado dos EUA em português, no X, antigo Twitter, publicou a seguinte mensagem:
“Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”.

Loucura II
Evidentemente que 99% das pessoas que viajam aos EUA não pensam em roubar americanos. 
A mensagem parte do pressuposto de que somos todos bandidos ou de classe inferior. É de uma estupidez absurda. Ainda mais se levarmos em consideração que em poucos meses os americanos sediarão uma Copa do Mundo e receberão um grande número de turistas.
Aliás, diga-se, quem tem reiteradamente feito ameaças de invadir países para se apoderar das suas riquezas não são os turistas que visitam os EUA. E, por fim, cabe a pergunta: vale correr riscos para visitar um país que não tem tratado bem nem mesmo os seus próprios cidadãos?

Loucura III
Donald Trump é um macaco com uma metralhadora na mão. O nível do estrago que vem fazendo em apenas um ano de mandato é gigantesco, ao ponto de percebermos a construção de uma nova ordem mundial.
O americano, em Davos, afirmou: “A China é esperta. Eles fabricam turbinas eólicas, vendem por uma fortuna e vendem para os IDIOTAS que as compram!” 
E ele continuou: “A China fabrica quase todas as turbinas eólicas, e mesmo assim não consegui encontrar NENHUM parque eólico na China!”
Talvez fizesse algum sentido se facilmente não encontrássemos informações que dizem exatamente o oposto. Para se ter uma ideia, diante de tantos outros exemplos, a China possui um dos maiores complexos de parques eólicos terrestres do mundo, localizado na província de Gansu. O parque tem capacidade instalada acima de 10 GW e faz parte de um projeto ainda maior já planejado.

Loucura IV
Ainda, no mundo paralelo do presidente americano e na insistência em se apropriar da Groenlândia – que pertence à Dinamarca –, Trump reiteradamente afirma que a Otan não lhe ajudaria caso China e Rússia o atacassem, fato que justificaria a anexação. 
Contudo, a realidade, mais uma vez, o contraria. Os EUA foram o único país da aliança a invocar formalmente o Artigo 5º — depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. 
Este artigo, basicamente, dispõe que “um ataque contra um aliado é considerado um ataque contra todos e merece uma resposta coletiva”.
Naquele momento, aliados europeus se juntaram aos americanos no Afeganistão. Morreram europeus (dinamarqueses, também) e canadenses.
O mundo, definitivamente, não será mais o mesmo.

Racli
Sem fazer qualquer juízo de valor a respeito do histórico da Racli no passado e pensando apenas na solução do problema, não vislumbro empresa melhor que pudesse assumir o recolhimento do lixo na cidade de Tubarão.
Possui expertise, conhece cada rua do município e, provavelmente, afastará impugnações de outras empresas concorrentes.
Que se alinhem à nova realidade administrativa e coloquem em dia a maior dificuldade que Tubarão enfrenta.

Oscar
Se eu pudesse dar um conselho aos meus leitores – quem sou eu – diria para aproveitar o momento de ouro que passa o cinema nacional. O Agente Secreto já foi visto por mais de 1,3 milhão de pessoas, gerou R$ 30 milhões e vem tendo a maior média de público por sessão após Wagner Moura ganhar o Globo de Ouro como melhor ator em filme de drama.
Mas não acabou: o filme recebeu quatro indicações ao Oscar. Melhor filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator.
É para esquecer qualquer inclinação política, ir ao cinema e apenas vibrar com essa capacidade fantástica que os nossos artistas têm para produzir cultura de qualidade.
 

Ascensão
Vocês conhecem a minha tese. Em um cenário em que Tarcísio de Freitas se juntasse a algum dos Bolsonaros, Lula não seria candidato. Sua derrota seria iminente e ele, aos 81 anos, não colocaria no seu currículo mais esta derrocada.
Mas o cenário mudou. Flávio Bolsonaro vem se consolidando como o nome definitivo da direita, e um adversário com rejeição superior à sua é tudo o que Lula sempre sonhou.
Neste momento, pouco importam os índices de uma pergunta estimulada. O que vale são os números da rejeição, e é aí que o presidente encontra fôlego para participar de mais uma eleição.
 

Canto da Beleza
Não somos uma coluna social e por isso pouco falamos de aniversários ou festas sociais, mas diante desse sorriso encantador fica difícil não dar os parabéns para a linda Vitória Sales, que comemorou seus 35 anos na última semana. Apreciem!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR