24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

GIANNA CESCA

09/04/2024 06:00

Você gosta de pinhão!?

Todos os anos nessa época ele vira protagonista em muitos lares, para ver um filminho embaixo das cobertas, ou até mesmo para misturar em uma receita deliciosa. Já que está chegando a época do pinhão, vale a pena tirar uns minutinhos do seu dia para conhecer um pouco mais sobre ele. O pinhão é a semente da árvore Araucaria angustifolia, conhecida popularmente por pinheiro brasileiro. Ocorre naturalmente nos estados do Sul do Brasil, abrangendo também os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.    

O pinhão era a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas do Sul do Brasil e apresenta um valioso teor nutricional, podendo ser considerado uma fonte de amido, fibra dietética, magnésio e cobre. Sua polpa é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Mas, como todo alimento, deve ser consumido de forma moderada, pelo alto valor calórico. 

A quantidade a ser consumida varia de acordo com as necessidades nutricionais de cada um, consulte um nutricionista para saber a quantia que você pode ingerir diariamente. A cada 100 gramas do alimento são fornecidas 195 calorias, 3,94 g de proteína, 240 mg de vitamina B12, 1350 mg de vitamina B1, 70 mg de ferro, 35 mg de cálcio e 18 g de fibras. Vale ressaltar que a quantidade de sal adicionado no cozimento não deve ser de forma exagerada.

Se você não gosta de comê-lo puro e quer uma receita nova para fazer às suas visitas, segue abaixo uma receita deliciosa com o pinhão:

ENTREVERO DE PINHÃO

Ingredientes:  1/2 kg de alcatra cortada em cubos, 1/2 kg de carne de porco cortada em cubos, 1/2 kg de pinhão cozido e cortado ao meio, 2 cebolas picadas, 8 dentes de alho picados, 1 pimentão verde em cubos, 1 pimentão vermelho em cubos, 1 cenoura em rodelas, 3 tomates em cubos, salsinha e sal a gosto.

Modo de Preparo: Refogue as carnes junto com todos os temperos, adicione os pimentões, adicione o tomate e o pinhão; por último, adicione salsinha por cima e sirva com saladas cruas. 
Espero que tenham gostado da coluna e da receita de hoje. Aproveite o seu pinhão com equilíbrio. Até semana que vem. Atendimento nutricional ON-LINE – (48) 99177 5052.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR